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Xadrez: Concentração e Raciocínio Lógico

A ideia básica do projeto reside no fato de ele ser um esporte pedagógico, pois ensina a criança a olhar e entender a realidade que se apresenta. Como as peças não tem valores absolutos, deve-se monitorar tanto as próprias como as do adversário para implementar sua estratégia, ou melhor, ter a percepção da flexibilidade e reversibilidade do pensamento que ordena o jogo.

O ensino do xadrez funciona de forma conjunta entre as disciplinas de Informática, Inglês, Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes, Oficina de Leitura, Matemática, Ciências e Ensino Religioso. Assim, através da leitura da obra “A Guerra de Mentirinha” de Carlos Cunha, bem como da “Cartilha do Xadrez” elaborada pela Confederação Brasileira de Xadrez, estão sendo abordados vários conteúdos interdisciplinarmente.

As disciplinas e respectivas abordagens

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A leitura, interpretação e o reconhecimento de palavras que pertencem às classes gramaticais, estão sendo trabalhados na disciplina de Língua Portuguesa. Nas aulas de Oficina de Leitura está sendo desenvolvida a oralidade e a expressão corporal através da atividade: “Repórter por um Momento”, onde o educando utiliza o microfone, televisão e o espelho para citar fatos importantes do livro supracitado.  Nas aulas de Informática estimula-se a visualização, o conhecimento das peças e seus movimentos, assim como, o jogo no meio eletrônico.

Em Artes objetiva-se confeccionar as peças do tabuleiro de xadrez. A contribuição da disciplina de Inglês neste processo será de ensinar a grafia e a pronúncia de palavras comuns utilizadas no jogo.  Matemática trabalha o tabuleiro através de malhas geométricas, tabuada, direção, medidas, situações problemas com o valor das peças, desafios envolvendo o movimento das peças. 

Nas disciplinas de Geografia e História, a localização de regiões como Pérsia e Arábia, pois o xadrez recebeu importantes contribuições desses povos antes de chegar à Europa por volta do século X. No estudo de textos relacionados ao “Caminho das Especiarias”, a “Rota da Seda”, por exemplo, encontram-se os subsídios para tratar o tempo e suas máquinas, tais como os relógios de areia (ampulheta) e os pontos cardeais, que orientam o ensino da movimentação das peças e o uso do relógio para determinar o tempo.  

Com a leitura e reflexão de partes do livro “A guerra de Mentirinha”, será abordada em Ciências e Ensino Religioso o respeito aos povos e a opinião do outro, levando o educando a refletir que a paz é gerada quando reconhecemos nossos limites e procuramos uma convivência do bem viver. Buscando o entendimento que para cada direito conquistado, existe um compromisso (dever) que devemos assumir em prol de uma sociedade igualitária e justa.

O trabalho em conjunto envolveu educandos e professores, bem como os pais que auxiliaram nas pesquisas e tarefas.

 

Texto: Profª Maria Marlene Schveitzer, Profª Adriana Gaspar, Profª Sandrine Furtado, Profª Rosa Schmitt, Profª Adriana Suppi.