Acesse o Portal CIIC

Vivência Nova Trento – Terceirão

A Pastoral Escolar, juntamente com a Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional, promoveu um dia de Vivência com as turmas do Terceirão, nos dias 23/05 e 11/06/19. Os educandos tiveram um momento muito especial no Hotel do Santuário, em Vígolo –SC, com dinâmicas que resgataram os grandes tesouros da formação humana: vida, amigos de caminhada, sonhos e família; enfatizando-os como os alicerces de um projeto de vida.

Após o almoço e visita ao Santuário Santa Paulina, as turmas visitaram as Irmãzinhas idosas residentes na Casa de Oração Santa Paulina em Nova Trento – SC. Compartilharam histórias, alegrias, abraços. Foi um encontro marcado por música, emoção, alegria e pelos sábios conselhos das Irmãzinhas.

Vejamos como foi a experiência para os educandos “Já participei de muitas vivências ao longo dos 10 anos que estudo no EIC, mas, sem dúvida alguma, está foi a mais especial. É um ano muito decisivo para todos nós que estamos cursando o Terceirão. Foi um momento para sairmos um pouquinho da nossa rotina de estudos para pensarmos sobre o que estamos fazendo hoje e, assim, facilitar a escolha do que faremos depois. Além de visitarmos o Santuário, tivemos momento de espiritualidade no qual houve a oportunidade de reconhecermos a importância dos nossos sonhos, dos amigos e da nossa família” (Letícia Costa, turma.301).

“Quando recebemos o convite para participarmos de uma vivência com a turma, logo nos questionamos se é algo que vale a pena ou não. Nos questionamos se será divertido, se será chato, o que faremos e até onde iremos. Nunca nos questionamos como iremos nos divertir ou aproveitar o momento, o que discutiremos ou refletiremos. Tudo sempre parece um martírio quando não abrimos a mente para pensarmos mais sobre o mundo ao nosso redor, e isso faz com que nos esqueçamos de simplesmente aproveitar os momentos que, nós, como turma, podemos desfrutar juntos.  Na saída para Nova Trento no dia 23 de maio de 2019, a turma 302 pode entender um pouco melhor o significado de “amor”. Não apenas o amor compartilhado entre namorados, pais ou amigos, mas um amor diferente. Um amor que nos une em cada minuto de nosso ano, até mesmo nos momentos em que nem estamos juntos. E sobre não estar junto, mesmo estando longe de nossas famílias, nos unimos por cartas, todas elas repletas de amor. Claro, milhares de lágrimas foram derramadas por todos os presentes. Em todos os minutos, nos sentimos amados e espalhamos amor. Durante nossa vivência, sentimos o ar puro e a calma de uma cidade pequena, mas repleta de alegria e euforia que trouxemos da nossa cidade grande.Quando nos sentamos no almoço para comermos, toda aquela calma e amor pareciam emanar de dentro de nós: todos estavam conversando, rindo, se conhecendo melhor. Se nossa turma antes já era unida, uniu-se ainda mais. Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o mosteiro e Santa Paulina, sua história e caminhada. Pudemos visitar o asilo da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição: irmãs com o corpo já idoso, mas com alma de crianças. Seus sorrisos, ao nos conhecerem, irradiavam, novamente, amor. Quando tocamos violão e cantamos para elas, mais amor. Durante toda nossa vivência e nosso dia, fomos enchidos de amor e nada além disso. Saber que, por um dia inteiro, pudemos compartilhar uns com os outros o sentimento de felicidade é simplesmente maravilhoso. Compartilhar esse amor não só entre a nossa turma, mas com todos os outros ao nosso redor é maravilhoso. Nada como o amor para fazer do mundo um lugar melhor. Com essa frase de William Shakespeare, encerro meu relato sobre um dos melhores dias do ano: “o amor não se vê com os olhos, mas com o coração”. (Mariana Morossino Santos, turma 302)

Texto: Prof. Antonio Zani Suski e  Paulo Zawaski (Agente Pastoral)

Vivência Nova Trento - Terceirão 2019