Acesse o Portal CIIC

Visita dos educandos da 2ª série ao asilo Cantinho do Idoso

A vida é uma lição contínua

Nos dias 02 e 09 de outubro, as turmas 201 e 202 tiveram a oportunidade de conhecer o Asilo Cantinho do Idoso, uma instituição filantrópica que atende a 64 idosos, localizada no bairro Ratones. Essa ação fez parte de uma abordagem interdisciplinar (História e Formação Humana-Cristã), em que se discutiu sobre  as conquistas sociais dos idosos, bem como os desafios de envelhecer na atualidade.

A  “Vivência da 2ª série” foi, acima de tudo, uma ação pedagógica em Pastoral que possibilitou um olhar mais humano para aqueles que sofrem. Nossa inspiração é o carisma de Santa Paulina: “Sensibilidade para perceber os clamores da realidade e a disponibilidade para servir aos mais necessitados e aos que estão em situação de maior injustiça”.

Uma educação integral, entendida como serviço à vida, vai além da dimensão intelectual, precisa forjar corações sensíveis e mãos dispostas a colaborar na construção de uma sociedade mais humana, justa e fraterna.

Vejamos a opinião de duas educandas:

“Além de uma saída da rotina, a ida ao asilo proporcionou uma linda experiência, onde foi possível conhecer a realidade de muitos idosos. O que me surpreendeu, foi a alegria e a vontade de viver deles. ”  (Leticia Costa T. 201)

“O lugar tinha uma energia muito boa, percebe-se que todos trabalham com amor. Na entrada, havia uma frase: Anjos lindos da paz, o que define cada idoso que lá estava.

Com esta “VIVÊNCIA”, aprendemos o quanto é importante a união da família, pois muitos foram abandonados, mas fizeram do asilo uma grande família. Além disso, tivemos a chance de cantar e ouvir histórias, músicas e poesias. ” (Ana Abreu Bitencourt T.202)

Texto: Prof. Antonio Zani suski

Ênio Roberto, senhor encantador de 74 anos, é um dos hóspedes da casa, além de muito simpático e comunicativo, adora declamar seus poemas. Na última visita,  presenteou o grupo com dois deles que iremos partilhar a seguir:

Versos I

Muita gente indo e vindo a passear,
Sentado no banco do jardim a olhar,
Umas com tristezas e outras a cantar,
Pensando é de rir ou é de chorar.

Novo dia e o sol brilhando,
O amor se foi me deixando,
Sinto meu coração angustiado,
Como é bom lembrar o passado.

Que adianta ter tudo na vida,
Dinheiro, paz, amor e alegria,
Mas é triste viver sem amor,
Neste mundo de tanto desamor.

Amor somente amor,
Sem o coração entregar,
A vida assim é de amargar,
Quando tudo isto vai terminar.

 

Versos II

O amor é doce mistério que renova a vida, rejuvenesce o corpo
e faz sonhar com a eternidade.
Caridade é amor, e amor é a divina presença de Deus em nós.

 

Visita dos educandos das 2ª séries ao Asilo Cantinho do Idoso