Acesse o Portal CIIC

Semana de Línguas

Os educandos manifestaram-se das mais variadas formas: fotografias, patchwork, grafitagem, histórias em quadrinho, vasos artísticos e painéis interativos em forma de scrapbook.

Além disso, tivemos momentos especiais, como:  a apresentação teatral “Causos do Frankolino”, abordando os causos da cultura açoriana; e uma conversa com a escritora Patricia Carpes, cujo livro “Naufragados” foi estudado em sala de aula pelos educandos do 6º ano.

O 1º Recital Poético foi um dos destaques da semana e contou com a participação de muitos alunos do sexto ao nono ano que declamaram belas poesias de autores renomados e poesias de autoria própria. O projeto visava contribuir para o desenvolvimento da expressão oral, resgatar e difundir textos poéticos, explorar a sensibilidade para a emoção e provocar a reflexão, pois já dizia Afonso Romano de Sant’Anna que “a poesia sensibiliza qualquer ser humano. É a fala da alma, do sentimento… E precisa ser cultivada.”

O Recital contou com a participação dos familiares, que se emocionaram com os declames de cada educando. Para Diácono Roberto Guilherme da Costa, pai da educanda Leticia Costa, “Na função de construir o caráter de uma pessoa, aí está o papel tão primordial da família e do professor. E quando encontramos educadores que vão além do colocar informações no quadro,  que têm no seu ser o desejo de que fique algo  marcado na vida de seus educandos, temos a certeza de que nossos jovens assim podem  alimentar-se do melhor.Tudo isto posto acima para expressar a nossa gratidão como pais, pela forma tão inteligente de levar nossos filhos a degustarem  o doce sabor que são os poemas ditos em prosas e versos. O I Recital, com certeza, é um marco inicial para muitas outras pegadas que seus alunos de hoje e de amanhã trilharam neste caminhar sobre os escritos poéticos.”