Acesse o Portal CIIC

Oficina Científica – Show da Química

 Para demonstrar o mundo da química para os educandos dos 1º anos, os professores Alexandre Bergamos e Leandro Espíndola realizaram, no pátio do EIC, o Show da Química, com quatro experiências.

A oficina científica teve como objetivos: despertar no educando o interesse pelas ciências da natureza, no caso em especial a química, bem como sua aplicabilidade em seu cotidiano.; mostrar a ciência como elaboração humana para entender o mundo; favorecer uma postura reflexiva e investigativa e colaborar para a construção da autonomia de pensamento e ação; 

Para os professores, conhecer ciência é ampliar a possibilidade de participação social e desenvolvimento mental – exercer seu papel de cidadão no mundo. Ciência como cidadania.

Com a aplicação desta prática podemos vislumbrar outras possibilidades de ensino e desenvolvimento das capacidades de nossos educandos, bem como o despertar pelo interesse na prática das ciências.

Para que todos vislumbrem as atividades desenvolvidas, eis as experiências realizadas:

EXPERIÊNCIA 1:  AÇÚCAR E ÁCIDO SULFÚRICO

O ácido sulfúrico concentrado é capaz de desidratar o açúcar, isso é, ele consegue retirar água da molécula de açúcar (sacarose) sobrando apenas o carvão (carbono) de acordo com a equação: 
C12H22O11(s) → 12 C (s) + 11 H2O (aq).
Esse processo é exotérmico e além de calor libera vapores tóxicos, portanto deve ser feito por pessoas que conheçam as normas de segurança e em um local bem arejado.

EXPERIÊNCIA 2: ÁCIDO SULFÚRICO E PERMANGANATO DE POTÁSSIO

Abaixo segue a equação que representa a reação entre o H2SO4 e o KMnO4:

H2SO4 + KMnO4 → Mn2O7 + K2SO4 + H2O

A reação entre o permanganato de potássio e o ácido sulfúrico produz um líquido esverdeado que lembra um lodo e que é uma mistura entre sulfato de potássio (K2SO4), água (H2O) e heptóxido de dimanganês (Mn2O7). O heptóxido, quando entra em contato com qualquer material orgânico, promove uma violenta reação de combustão.

 EXPERIÊNCIA 3: ÁGUA OXIGENADA E PERMANGANATO DE POTÁSSIO

A liberação de fumaças brancas resulta da reação entre a água oxigenada concentrada e o permanganato de potássio (sólido púrpura).
Desta reação resulta a libertação de oxigênio e vapor de água que formam um fumo branco, isto é, uma mistura coloidal líquido/gás.

Observa-se a seguinte reação química:

5H2O2(aq) + 2KMnO4(s) → 2Mn2+(aq) + 2K+(aq) + 6OH (aq) + 5O2(g) + 2H2O (aq)

EXPERIÊNCIA 4: SÓDIO METÁLICO EM ÁGUA

A elevada reatividade do sódio metálico revela-se aqui no contato com a água. Desta combinação resultam o hidróxido de sódio (que se dissolve na água) e o hidrogénio. O gás hidrogênio liberta-se na superfície de contacto entre o sódio e a água com uma rapidez tal que faz do pequeno pedaço de sódio explodir.

A equação química correspondente é:

2 Na (s) + 2 H20 (l)  →    2 NaOH ( aq) + H2 (g)

Texto: Professor Alexandre Bergamo – responsável pelo Laboratório de Ciências