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O Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos

💙 Com 15 anos de história de Ensino Médio, o EIC foi o primeiro colégio a aderir a implantação da reforma do Novo Ensino Médio com os Itinerários Formativos em 2020 na cidade de Florianópolis-SC, iniciando o novo sistema com dois grupos, International Life e Estudos em Astronomia, para os educandos da Primeira Série do EM. Em 2021, serão ofertadas ainda mais possibilidades de Itinerários a percorrer, não somente para as turmas de Primeira Série como também para as turmas de Segunda Série do EM.

Ficou curioso(a) sobre o que é, como são e para que são os Itinerários Formativos?! Então acompanhe a matéria! 😉
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1 – O que são?!

 

 

😎 O NOVO ENSINO MÉDIO, já implantado no EIC neste ano de 2020, pretende atender às necessidades e expectativas dos educandos, fortalecendo seu interesse, engajamento e protagonismo, visando garantir sua permanência e aprendizagem no colégio. Também busca assegurar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores capazes de formar as novas gerações para lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, culturais e ambientais do presente e do futuro, considerando a intensidade e velocidade das transformações que marcam as sociedades na contemporaneidade.
Coerentes com essa perspectiva, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), atualizadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em novembro de 2018, indicam que os currículos dessa etapa de ensino devem ser compostos por: FORMAÇÃO GERAL BÁSICA e ITINERÁRIOS FORMATIVOS.
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2 – Objetivos:

No post anterior sobre os Itinerários Formativos, abordamos uma visão geral sobre as atividades educativas que vão permear o Novo Ensino Médio. Hoje, vamos conhecer os objetivos que elas precisam alcançar para o desenvolvimento dos educandos:

🧠 1 – Aprofundar as aprendizagens relacionadas às competências gerais, às Áreas de Conhecimento e/ou à Formação Técnica e Profissional.

🎖️ 2 – Consolidar a formação integral dos educandos, desenvolvendo a autonomia necessária para que realizem seus projetos de vida.

🏳️ 3 – Promover a incorporação de valores universais, como ética, liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade.

🌎 4 – Desenvolver habilidades que permitam aos educandos ter uma visão de mundo ampla e heterogênea, tomar decisões e agir nas mais diversas situações, seja na escola, seja no trabalho, seja na vida.

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3 – Impactos na vida dos educandos:

 

🎓 Com o intuito de construir uma escola que dialogue com a realidade atual dos educandos, a criação do Novo Ensino Médio propõe aprofundar os conhecimentos através do desenvolvimento de habilidades e competências que preparem os jovens para a transição da Educação Básica para a vida profissional e o Ensino Superior.

 

O sistema de ensino por Itinerários Formativos promove a ampliação das aprendizagens, o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de tomar decisões, colocando o estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem, a fim de que, por meio de uma formação integral, eles possam planejar e executar Projetos de Vida alinhados aos seus interesses pessoais e à promoção de valores universais (ética, democracia, solidariedade, justiça social etc.).

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4 – Áreas do Conhecimento:

Para colocar em prática os Itinerários Formativos, é vital que as propostas estejam relacionadas com as cinco áreas do conhecimento definidas pela BNCC do MEC (Ministério da Educação e Cultura). Cada escola deve ofertar Itinerários, em pelo menos uma área. Vamos relembrar quais são elas?

 

– Linguagens e suas Tecnologias
– Matemática e suas Tecnologias
– Ciências da Natureza e suas Tecnologias
– Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

 

O Itinerário Formativo no EIC foi implantado em 2019 onde tivemos a primeira experiência com dois grupos de “IF’s”. Ao longo do ano os grupos trocaram de temas entre eles para maior experiência e aproveitamento no sistema de ensino baseado no Novo Ensino Médio.

5 – Eixos estruturantes:

 

1 – INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA:

Realização de uma pesquisa científica, compreendida como procedimento privilegiado e integrador de áreas e componentes curriculares. O processo pressupõe a identificação de uma dúvida, questão ou problema; o levantamento, formulação e teste de hipóteses; a seleção de informações e de fontes confiáveis; a interpretação, elaboração e uso ético das informações coletadas; a identificação de como utilizar os conhecimentos gerados para solucionar problemas diversos; e a comunicação de conclusões com a utilização de diferentes linguagens.

 

2 – MEDIAÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIOCULTURAL:

Envolvimento dos educandos em campos de atuação da vida pública, por meio do seu engajamento em projetos de mobilização e intervenção sociocultural e ambiental que os levem a promover transformações positivas na comunidade. O processo pressupõe o diagnóstico da realidade sobre a qual se pretende atuar, incluindo a busca de dados oficiais e a escuta da comunidade local; a ampliação de conhecimentos sobre o problema a ser enfrentado; o planejamento, execução e avaliação de uma ação social e/ou ambiental que responda às necessidades e interesses do contexto; a superação de situações de estranheza, resistência, conflitos interculturais, dentre outros possíveis obstáculos, com necessários ajustes de rota.

 

3 – PROCESSOS CRIATIVOS:

Realização de projetos criativos, por meio da utilização e integração de diferentes linguagens, manifestações sensoriais, vivência artísticas, culturais, midiáticas e científicas aplicadas. O processo pressupõe a identificação e o aprofundamento de um tema ou problema, que orientará a posterior elaboração, apresentação e difusão de uma ação, produto, protótipo, modelo ou solução criativa, tais como obras e espetáculos artísticos e culturais, campanhas e peças de comunicação, programas, aplicativos, jogos, robôs, circuitos, entre outros produtos analógicos e digitais.

 

4 – EMPREENDEDORISMO:

Criação de empreendimentos pessoais ou produtivos articulados com seus projetos de vida, que fortaleçam a sua atuação como protagonistas da sua própria trajetória. Para tanto, busca desenvolver autonomia, foco e determinação para que consigam planejar e conquistar objetivos pessoais ou criar empreendimentos voltados à geração de renda via oferta de produtos e serviços, com ou sem uso de tecnologias. O processo pressupõe a identificação de potenciais, desafios, interesses e aspirações pessoais; a análise do contexto externo, inclusive em relação ao mundo do trabalho; a elaboração de um projeto pessoal ou produtivo; a realização de ações-piloto para testagem e aprimoramento do projeto elaborado; o desenvolvimento ou aprimoramento do projeto de vida dos estudantes.

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6 – Elaboração e Implementação:

O Educandário Imaculada Conceição disponibiliza aos educadores e educandos todos os recursos necessários para a elaboração e implementação dos Itinerários Formativos, seja presencial ou remotamente. Essas soluções ajudam a organização e a constante melhoria da qualidade das aulas. Veja o que ofertamos:

☑ Plataforma completamente digital, em que os educadores e educandos têm acesso as propostas de Itinerários Formativos rigorosamente elaboradas pelo time pedagógico do EIC.

☑ 1.200 horas de conteúdo complementar para a construção das aprendizagens essenciais, além de diversos recursos que oferecem total interatividade a alunos e professores.

☑ Equipe pedagógica do EIC sempre disponível para auxiliar os educandos nesse processo.

☑ Orientação dos consultores para o melhor uso dos recursos disponíveis no EIC.

 

☑ Auxílio para a emissão das certificações dos Itinerários Formativos cursados pelos educandos.

Para saber mais sobre as soluções ofertadas pelo EIC, entre em contato conosco pelos fones: (48) 3222-3025 – Whatsapp (48) 984410430

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Fontes:
  •  Ministério da Educação.
  • MVC Editora e Fundação Telefonica VIVO.

( encurtador.com.br/jAP23 / encurtador.com.br/chkyL )

  • Sistema de Ensino Poliedro

( https://www.instagram.com/p/CE_xzNjJd_K/ )

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