Acesse o Portal CIIC

Nossa 1ª Saída de Estudo Interncional – Projeto Interdisciplinar “Rumbo a Buenos Aires: Una Europa en Latinoamérica”

 Foi pensando nesses diferentes aspectos de desenvolvimento das cidades que as professoras Joseana Fonseca, Edilene Gonçalves e o professor André Tomasini criaram o projeto interdisciplinar “Um (outro) olhar sobre Florianópolis – Conexão Buenos Aires”.

 O projeto teve como objetivo proporcionar aos educandos da segunda série do ensino médio um real contato com os aspectos socioeconômicos, históricos, culturais e artísticos das cidades de Florianópolis e Buenos Aires, possibilitando-os estabelecer relações entre os pontos visitados, vivenciados e estudados das duas cidades. As atividades do projeto estão divididas em duas etapas. A primeira, intitulada: “(Re) Visitando Florianópolis / SC” e a segunda: “Rumbo a Buenos Aires: Una Europa en Latinoamérica”.

 Na primeira etapa do projeto, o objetivo foi visitar pontos históricos fundamentais para o desenvolvimento da cidade (Mercado Público, Miramar, museu Cruz e Souza, Ponte Hercílio Luz, Catedral Metropolitana) possibilitando que os educandos resinificassem seus olhares e interpretações sobre locais já conhecidos por eles, ampliando o valor histórico, social, político de cada um desses lugares. Ao caminhar pela cidade, os educandos também tiveram oportunidade de refletir sobre as diversidades sociais (os cidadãos “visíveis” e os “invisíveis”), econômicas (trabalho formal e informal) e arquitetônicas presentes em cada rua, em cada esquina de Florianópolis.

 Mas as atividades não pararam por aí e não ficaram somente em solo catarinense.

 Chegou o momento tão esperado. A segunda etapa do projeto foi realizada em uma Metrópole global: Buenos Aires. Os educandos acompanhados dos professores organizadores do projeto e do guia Josué (Ellus educação e turismo) viajaram até a capital da Argentina, com o objetivo de buscar um real contato com a cultura, a arquitetura, os aspectos socioeconômicos, o idioma dos “hermanos”, possibilitando uma imersão na realidade daquela cidade, daquele povo. Para que isso ocorresse de forma mais efetiva e produtiva, acompanhados por um guia local (Dario – associado Ellus), diferentes lugares da capital portenha foram visitados, entre eles: Casa Rosada, MALBA, Puerto Madero, Plaza de Maio, El Caminito, Monumento aos mortos na guerra das Malvinas, Faculdade de Engenharia, Cemitério da Recoleta entre outros.

 Semelhante ao que ocorreu na primeira etapa do projeto, em Florianópolis, na cidade de Buenos Aires, os educandos também ficaram atentos aos aspectos que possibilitaram o desenvolvimento e crescimento da cidade e suas diferentes características sociais, culturais, artísticas, econômicas.

 Na análise dos educandos, o comparativo entre as duas realidades foi importantíssimo e bastante enriquecedor, como relatou a educanda Raquel Zoz Bieger:

 “O projeto “Um (novo) olhar sobre Florianópolis – Conexão Buenos Aires” deixou marcas permanentes em minha vida. Ele me permitiu conhecer não apenas a história portenha, mas redescobrir a história de minha própria cidade e, de fato, olhar com outros olhos as mesmas ruas pelas quais costumo passar a caminho da escola. Descobri ainda as belezas de nossa vizinha Argentina, rompendo inúmeros preconceitos frequentemente repercutidos por nós, brasileiros. É curioso perceber quantos paralelos podemos estabelecer entre cidades tão distintas e o quanto podemos crescer ao olhar para os defeitos de ambas e buscar soluções em conjunto. Uma das lições mais importantes que tirei desta viagem, sem dúvidas, é valorizar minha história. Após ouvir tantos relatos repletos de amor e orgulho de ser argentino, fiquei com vontade de pendurar uma bandeira na janela e assumir com propriedade o quão feliz sou em ser brasileira.”

 O projeto teve, como produção final, um relatório fotográfico, referente à etapa Florianópolis, e um diário de viagem relacionado aos dias de visita em Buenos Aires. Em ambas as produções, os olhares estavam voltados ao desenvolvimento das cidades, a partir das influências do poder político e econômico que nelas atuaram, bem como nos aspectos relacionados às questões sociais, artísticas e culturais. Os trabalhos serão expostos, no final do trimestre, nas dependências da instituição, oportunizando que os membros da comunidade escolar também possam viajar nesta grande aventura do conhecimento, a realização do projeto “Um (outro) olhar sobre Florianópolis – Conexão Buenos Aires”.

 Nós professores, com o apoio da coordenação e da direção do Educandário Imaculada Conceição, acreditamos muito nos projetos interdisciplinares que proporcionam intensas vivências, pois assim podemos possibilitar aos estudantes aprendizados que estão além dos “muros da escola”. São oportunidades como esta que permitem aos educandos novas percepções sobre o nosso espaço e o espaço do outro, ampliando o olhar sobre a diversidade existente nas cidades, estimulando-os a perceber a necessidade do convívio social de forma mais participativa, respeitando as diferenças, socialmente justa e harmoniosa.

 Texto: Professores: André Tomasini – Geografia e Atualidades, Edilene Gonçalves – Artes, Joseana Fonseca – Espanhol.