Acesse o Portal CIIC

Folclore Ilhéu

Tércio da Gama é um dos grandes pintores catarinenses e faz parte do Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis – juntamente com Meyer Filho, Hassis, Pedro Paulo Vecchietti, Hugo Mund Júnior, Thales Brognoli, Dimas Rosa, Aldo Nunes e Rodrigo de Haro. O Grupo foi fundado em 1958 e teve papel importante na consolidação do modernismo em solo catarinense.

Os quadros de Tércio destacam-se pelo colorido vibrante que retrata temas açorianos como o folclore e as tradições da Ilha, mostrando a alegria do boi de mamão, o boitatá, a Maricota; além das pandorgas, a fauna e a flora da região, os antigos casarios e as belas paisagens que são tão características de Florianópolis.

Outro nome estudado durante a semana, foi Franklin Cascaes (1908-1983), por meio da peça “Causos do Francolino”. O artista retrata a cultura folclórica da Ilha de Santa Catarina em esculturas de argila crua, desenhos bidimensionais, crônicas e histórias sobre seres fantásticos, principalmente as bruxas, figura muito presente na obra de Franklin Cascaes. A atriz Andréa Rihl, com seu boneco Francolino, contaram às crianças vários causos e lendas de pescadores locais.