Acesse o Portal CIIC

Entretenimento

Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais 

 

Comemoração Dia do Livro Infantil e Aniversário de Monteiro Lobato
Dia do Livro Infantil – Homenagem ao escritor Monteiro Lobato 

Vamos conhecer Monteiro Lobato? Em sua homenagem, o Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18/04, data do seu aniversário de nascimento. 

https://www.youtube.com/watch?v=60bqG2H_m7Y

 

Prefeitura de Florianópolis – Comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil

Já que temos que ficar em casa para nos protegermos e também àqueles que amamos, podemos aproveitar nosso tempo lendo histórias e conhecendo mais sobre autores que escrevem os livros que gostamos. O que você acha? É como se você estivesse visitando a biblioteca da sua escola, porém, virtualmente.Nesta página, indicamos alguns links que vão te direcionar para sites oficiais de autores ou vão te mostrar conteúdos especialmente produzidos para você. A ideia é que possamos explorar os recursos gratuitos que eles oferecem.

https://sites.google.com/sme.pmf.sc.gov.br/portaleducacional/sala-de-leitura?authuser=

 

 

Contação de história!
História infantil em podcast – Programa Maritaca

Um programa cheio de invenção e arte! Tem Renata Hardy contando uma história do escritor angolano José Eduardo Agualusa. Músicas de Tom Zé, Arnaldo Antunes, Rita Rameh, Barbatuques e muitas crianças contando suas invenções.

 

Jejéqui Lê

É um podcast voltado para o público infantil. Neste programa, a escritora Jéssica Iancoski lê algumas histórias e poesias de autores consagrados que escrevem para crianças. Todas as histórias são contadas com trilha sonora e vozes divertidas!

 

Brincadeiras à moda antiga
História infantil em podcast – Programa Maritaca

Como escolher quem começa a brincadeira ou quem vai ser o pegador? A pesquisadora e jornalista Gabriela Romeu conta muitas formas de brincadeiras, de diversos lugares do Brasil, para escolher quem vai começar.

https://www.programamaritaca.com.br/brincadeira

 

10 brincadeiras antigas para resgatar imediatamente

Criança hoje em dia só quer saber de videogame e jogos eletrônicos? Talvez, se ela só conhecer videogames e jogos eletrônicos! A verdade é que brincadeiras antigas podem interessar muito às crianças, bastando que haja um incentivo para isso. Vale a pena resgatar essas brincadeiras em sua casa, experimentando divertimentos que fizeram a infância de tantas gerações, aproveitando ainda para desenvolver habilidades como consciência corporal, lateralidade, atenção e foco, controle de impulsos e habilidades sociais.

http://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/10-brincadeiras-antigas-para-resgatar-imediatamente/

 

Resgatando brincadeiras antigas
Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los. Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.