Acesse o Portal CIIC

Educar para a Solidariedade

O público alvo são 230 crianças com idade entre 2 a 6 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica da Creche Girassol. Da mesma forma como o projeto da jovem Paulina encantou muitos, nossos jovens estão cada vez mais comprometidos.

A coordenadora do Centro de Educação Infantil Girassol, Sônia Sueli Rampellotti menciona a Coletânea de Alexandra Fernandes para definir parceria: “Quando há parceria não existe dominação. As partes envolvidas em uma mesma situação comungam suas habilidades e talentos para criar uma meta compartilhada. Caminhar juntos em direção a essa meta, conscientes do processo que isso implica, é a verdadeira parceria, na qual os opostos descobrem que são absolutamente complementares”.

“Aproveitamos esta bela reflexão, para compartilhar os sentimentos que nos movem na parceria bem sucedida e geradora de vida com o Educandário Imaculada Conceição, nossa alegria brota da consciência que temos do que estamos recebendo dos queridos alunos e professores do EIC, e de que também estamos contribuindo com os mesmos e com a Igreja quando incentivamos o protagonismo juvenil. Recebemos semanalmente grupos de alunos de diferentes realidades sociais, com o espírito de ajuda reciproca, dando e recebendo, não apenas “coisas”, mas carinho, amor e compreensão”,  acrescenta a coordenadora.

 E Sônia ainda completa, “A instituição agradece a todos que ajudam nessa Missão, de cuidar, educar e preparar nossas crianças, adolescentes e jovens para viver bem em sociedade e fazer a diferença, a exemplo do Mestre Jesus”.

Além das visitas semanais, onde são desenvolvidas atividades lúdicas e pedagógicas, como teatro, contação de histórias, pinturas etc., o projeto tem seu ponto alto na Gincana, quando toda a comunidade escolar se envolve na realização de provas solidárias. São arrecadados roupas, livros infantis e latinhas. Com a venda das roupas, compram-se novos equipamentos para melhor atender as crianças. Os livros enriquecerão a biblioteca, já a venda das latinhas garante a festa do Natal Solidário que é organizado no final do ano, encerrando as atividades.

Desta forma, a Escola Católica assume com mais coerência sua missão profética de estimular valores que se traduzem em ações promotoras de vida.

“Incorporar o voluntariado à educação é pedagogicamente rico e socialmente necessário”.

Antônio Zani Suski – Professor de Formação Humana/Cristã