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Educação Física e Psicomotricidade – Em busca do Desenvolvimento Pleno do Educando

Pode-se dizer que a psicomotricidade é um caminho, o desejo de fazer, de querer fazer; o saber fazer e o poder fazer.  Portanto, leva o educando a tomar consciência do seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço e a adquirir a coordenação de seus movimentos.

 O movimento é um suporte que ajuda a criança a adquirir o conhecimento do mundo que a rodeia, por meio de seu corpo e de suas percepções e sensações, porém o indivíduo não se constrói de uma só vez. Essa construção acontece, gradativamente, pela interação com o meio e de suas próprias conquistas e a psicomotricidade desempenha um papel fundamental para que isso ocorra.

Visando atingir os objetivos já citados, consideram-se as histórias de vidas individuais, valorizando-se e percebendo-se as necessidades, desejos e expectativas que se manifestam nas propostas sugeridas pelo educador na relação do educando com o meio, ou seja, na relação com os objetos oferecidos em aula tanto quanto na questão interpessoal com os demais educandos e com a educadora.

A recuperação de histórias de vida e a necessidades de cada educando, a partir das práticas propostas e das diversas formas de expressão das crianças, auxiliam o educador acompreender as necessidades individuais e coletivas.

As aulas de Educação Física são pensadas de forma que os educandos desfrutem de atividades lúdicas, sem um direcionamento específico e sem imposições feitas pela educadora. Oferece-se um ambiente acolhedor, com objetos, jogos e brincadeiras que despertem o interesse e a curiosidade das crianças. Tal proposta permite que elas brinquem, reconheçam o seu espaço, explorem a criatividade, a imaginação, procurando sempre respeitar as individualidades. O acolhimento às diferenças é muito importante, pois todos sentem-se incluídos e, aos poucos, vão inserindo nas brincadeiras.

Na questão do respeito, o espaço compartilhado e a divisão de objetos proporcionam aos educandos um entendimento da necessidade de agir de forma colaborativa, a fim de que todos possam desfrutar do momento em maior harmonia. Existe a liberdade de escolha sem invadir o espaço e a necessidade do outro, pois são trabalhados valores como o desapego, a flexibilidade e a paciência, os quais são necessários para que eventuais conflitos possam ser solucionados de forma positiva.

Como pôde ser visto, a proposta inserida nas aulas Educação Física no EIC é muito rica, possibilitando o desenvolvimento dos educandos nas dimensões física, intelectual, social, emocional e simbólica. Dessa forma, colabora-se na formação de pessoas mais seguras, conscientes do seu espaço e prontas para agir de acordo com as suas competências, mas respeitando e valorizando as diferenças do outro.

Texto: Ana Beatriz Alves da Costa – Professora de Educação Física