Acesse o Portal CIIC

Dicas para o Vestibular 2018

Uma ótima opção de leitura, inclusive, recomendada para os vestibulandos é o livro  Nós, de Salim Miguel, onde o autor líbano-catarinense nos propõe uma novela policial que intriga e seduz. Um bilhete anônimo seguido de um telefonema lacônico. Um crime deixa a polícia e as mídias perplexas. Ao percorrermos as páginas, encontramos indícios esparsos. Com os gestos apurados de um artesão, Salim tece os fios de sua narrativa. Os personagens, oriundos de diversas partes do país, acabam envolvidos num crime em Brasília. A obra recria a característica dos seus projetos literários, ao retratar  ficcionalmente o lugar onde seu autor viveu; assim como, reproduz as dores, alegrias e dúvidas inerentes a todo o ser humano, lembrando que todos têm a chance de reescrever a sua história e decifrar seus próprios enigmas. O livro está disponibilizado na estante aberta da Editora da UFSC, http://editora.ufsc.br/estante-aberta/ .  Aproveite!! Boa leitura!!

 

Você conhece a obra “Melhores contos”? Trata-se de uma seleção dos contos de Lygia Fagundes Telles, realizada pelo acadêmico Eduardo Portella. Nela, você encontra uma literatura marcante, retratada nos contos: Verde lagarto amarelo; Apenas um Saxofone; Antes do baile verde; Eu era mudo e só; As pérolas; Herbarium; Pomba enamorada ou uma história de amor; Seminário dos ratos; A confissão de Leontina; Missa do Galo; A estrutura da bolha de sabão; A caçada; As formigas; Noturno amarelo; A presença; A mão no ombro.

Segundo Kelio Junior Santana Borges, professor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Lygia em sua escritura, usa elementos que, no decorrer dos longos anos de criação literária, tornaram-se facilmente reconhecíveis. Com o objetivo de ter um nível estético cada vez mais alto, ela se recusa a usar de artifícios próprios de modismos atuais: “E veja que ainda procuro seduzir o leitor, dourar a pílula. Mas também não vou apelar, como muitos, fazendo autoajuda disfarçada de literatura!”. Sobre essa tendência ela ainda diz: “As pessoas não veem o que não querem. O desamparo do homem está no meu texto. Claro que não vou fazer como os americanos, lançar livros do tipo ‘Como conseguir amigos’, ‘Como vencer na vida’… Não. Meus livros não são manuais de otimismo. A forma que encontro é ambígua, indireta. Vou por caminhos tortos, senão o leitor não se interessa. Ele não quer saber de conselhos, ele quer imaginar. Sonhar. A sedução da palavra. Quer ver numa personagem alguma parte dele.”

Lygia Telles nasceu em São Paulo em 19 de abril de 1923. Passou a infância em pequenas cidades do interior: Sertãozinho, Areias, Assis, Apiaí e Descalvado. Em São Paulo, cursou o ginásio no Instituto Caetano de Campos, tendo sido aluna do professor Silveira Bueno, de quem recebeu os primeiros incentivos para a carreira literária. Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo e na Escola Superior de Educação Física da mesma universidade. Na Escola do Largo de São Francisco participou ativamente da vida literária universitária, integrando a comissão de redação das revistas Arcádia e XI de Agosto. Começou a escrever muito cedo, o que a levou depois a considerar seus primeiros livros “muito imaturos e precipitados”, chegando a rejeitá-los. Segundo o crítico literário Antônio Candido, o romance Ciranda de pedra (1954) seria o marco de sua maturidade intelectual. Vivendo a realidade de uma escritora do Terceiro Mundo, considera sua obra de natureza engajada, ou seja, comprometida com a condição humana dentro da circunstância de seu país, participante e testemunha que é deste tempo e desta sociedade.

 

Delfim, Ronan.  7 Dicas de motivação para estudar. 2017. Disponível em: < https://geekiegames.geekie.com.br/blog/motivacao-para-estudar/ >. Acesso em: 28 maio 2018.

Você sabe como ter motivação para estudar? Imagina que você abre o seu livro, … começa a ler uma página, porém percebe que não prestou muita atenção ao que estava escrito. Os seus braços começam a doer por estar na mesma posição. O computador mostra uma notificação do Facebook. Fecha rapidamente o site e tenta se concentrar. Depois de um tempo, você começa a ficar triste, pois está com vontade de fazer outras coisas. Você está estudando um assunto pela segunda ou terceira vez, e ainda têm dificuldades para aprender? A rotina citada acima parece um pouco com a sua? Esse artigo foi escrito pra você que necessita de um incentivo.

 

A obra Lucíola se enquadra nos chamados romances urbanos de Alencar.

Na melhor tradição romântica, é um livro onde se debatem paixões tórridas e contraditórias. O amor que não resiste às barreiras sociais e morais. Assim é o romance da bela Lúcia, a mais rica e cobiçada cortesã do Rio de Janeiro, e Paulo, um jovem modesto e frágil. Um romance que sacode a corte e provoca um enorme burburinho na sociedade.
De um lado a mulher que jurava não se prender a nenhum homem, de outro o homem em dúvida entre o amor e o preconceito. José de Alencar utiliza este instigante argumento para descrever a enorme atração física entre um homem e uma mulher.
O escritor busca a idealização espiritual da cortesã que quer se modificar e a alma pura de Paulo cuja amor arrebatador supera todas as barreiras. Lucíola é um dos mais curiosos trabalhos de José de Alencar. Há nele um clima de sensualidade constante combinado com o ardor e sofrimento, bem no clima da literatura romântica que predominava na segunda metade do século passado quando foi escrito.

José de Alencar (1829-1877) foi um romancista, dramaturgo, jornalista, advogado e político brasileiro. Foi um dos maiores representantes da corrente literária indianista. Consolidou o romance brasileiro ao escrever movido por sentimento de missão patriótica. O regionalismo presente em suas obras abriu caminho para outros sertanistas preocupados em mostrar o Brasil rural. Criou uma literatura nacionalista onde se evidencia uma maneira de sentir e pensar tipicamente brasileiras. Em 1847 escreveu seu primeiro romance “Os Contrabandistas” (obra inacabada). O romance Lucíola escreveu em 1862. Famoso, a ponto de ser aclamado por Machado de Assis como “o chefe da literatura nacional”. José de Alencar morreu em 2 de dezembro de 1877, aos 48 anos no Rio de Janeiro, vítima da tuberculose.

A obra Lucíola, você encontra no formato digital em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000137.pdf

Um mapa mental da obra pode ser visto no Blog Me Salva: https://cdn.mesalva.com/uploads/medium/attachment/bHVjaW9sYTA0MTIyMDE3VDE3NDY%3D.pdf

 

7 DICAS para administrar bem o tempo durante o ENEM. Disponível em: < https://canaldoensino.com.br/blog/7-dicas-para-administrar-bem-o-tempo-durante-o-enem> Acesso em: 13 jun. 2018.

Olá pessoal! Responder tantas questões do ensino fundamental e médio em, aproximadamente, cinco horas é um grande desafio. Não basta saber o conteúdo; é preciso ter fôlego e administrar bem o tempo. Neste artigo você encontrará dicas de como controlar bem o tempo, utilizando-o a seu favor!

 

Guerra Fria, União Soviética, Revolução Russa… O G1 selecionou dez questões de vestibulares passados sobre a Rússia, e professores dão dicas de como se preparar para questões sobre o tema.

Moreno, Ana Carolina. Rússia no vestibular: teste seus conhecimentos com questões sobre a anfitriã da Copa do Mundo. Disponível em < https://g1.globo.com/educacao/noticia/russia-no-vestibular-teste-seus-conhecimentos-com-questoes-sobre-a-anfitria-da-copa-do-mundo.ghtml > Acesso em: 25 jun. 2018.

 

CRÔNICAS PARA JOVENS_MARINA COLASSANTI

“De todo modo, a natureza…”, “O olhar feminino”, “Maridos & esposas”, “Questões incomodas” e “Alguns outros amores” foram os temas escolhidos para esta seleção de crônicas, gênero que tanto agrada o público leitor pela variedade de assuntos e formas de contar. Marina Colasanti traz à tona o universo existencial feminino e as questões sociais de nosso país. Ela relembra, também, os amigos queridos, reflete sobre experiências vividas, narra eventos corriqueiros, choca se com o desrespeito à natureza. Que bela manhã de sábado passava eu naquele chalé antigo, naquela antiga rua de Petrópolis. (…) Eis que dois carros pararam do outro lado do rio (…). Carros cheios, família em passeio matinal. Duas pessoas saltaram de um carro (…). Abriram os braços. (…) “Procuram o sol, o céu”, pensei comovida diante daquela cena singela de reencontro com a natureza. (…) Agacharam se à beira dos canteiros, os famosos canteiros de hortênsias (…) arrancando puseram se a desenraizar moitas inteiras. Sua marca em todos os textos é a profunda percepção do real e a sensibilidade com que usa as palavras.

 

Aprovados nos vestibulares dão dicas para mandar bem nas provas.

Prado, Ana. Aprovados nos vestibulares dão dicas para mandar bem nas provas: candidatos que fizeram dois anos de cursinho, passaram de primeira ou venceram o desafio da falta de base em escola pública contam suas histórias (e segredos) para a tão sonhada aprovação. Disponível em <https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/aprovados-nos-vestibulares-dao-dicas-para-mandar-bem-nas-provas/>

 

Atualidades que podem cair no ENEM e no Vestibular 2018: <https://www.todamateria.com.br/atualidades-enem/>

 

Enem 2017: leia redações que tiraram nota mil nesta edição:<https://vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/noticias/enem-2017-leia-redacoes-que-tiraram-nota-mil-nesta-edicao/336410.html>

 

Enem 2018: horário de verão começa no primeiro dia de provas; saiba como se adaptar à mudança.

Neste ano, será aplicado pela primeira vez o decreto presidencial que adiou o início do horário de verão para o primeiro domingo de novembro. Devido à mudança, o novo horário começa na virada de sábado (3 de novembro) para domingo (4 de novembro), quando os relógios devem ser adiantados em uma hora, e o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 está marcado para 4 de novembro, quando serão aplicadas as avaliações de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Além da atenção para não se submeter ao temido atraso no dia da prova, neste ano, os candidatos terão de se preparar para esta adaptação ao novo horário, de forma a evitar que o cansaço prejudique na hora do exame.

Fonte: http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2018/09/enem-2018-horario-de-verao-comeca-no-primeiro-dia-de-provas-saiba-como-se-adaptar-a-mudanca-10596013.html

 

Divulgada cartilha com orientações para a redação do Enem 2018

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta semana a cartilha contendo as orientações para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Este material é divulgado todos os anos e visa deixar clara as regras que serão utilizadas no momento da correção das redações dos estudantes.

Baixe aqui a Cartilha de Redação do Enem 2018

Fonte:  Divulgada cartilha com orientações para  a redação do Enem 2018 . Disponível em: < https://www.colegioweb.com.br/noticias/divulgada-cartilha-com-orientacoes-para-a-redacao-do-enem-2018.html > Acesso em: 18 out. 2018.

 

A autoestima e o vestibular

Ansiedade. Acredito que essa palavra resume tudo que um vestibulando sente quando está se preparando para o grande dia do vestibular. Escolher a profissão já é uma decisão difícil para muitos, uma vez que são muitas opções e a escolha é uma só. Imagine isso aliado ao medo de ter feito a escolha errada e ao medo de não passar na opção escolhida. 

Fonte: A autoestima e o vestibular. Disponível em: <http://www.verea.com.br/a-auto-estima-e-o-vestibular/>. Acesso em: 18 out. 2018.