Acesse o Portal CIIC

Darwin e a Seleção Natural das Espécies

De acordo com o cientista, algumas espécies possuem capacidade e aptidão de sobreviver por períodos de tempo mais longos. Essas espécies teriam propriedades benéficas que se adequam ao contexto ambiental em que estão inseridas, ou seja, seres com fenótipos bons – “elementos orgânicos que podem ser examinados, como as formas da matéria, seu crescimento, características bioquímicas, fisiológicas e comportamentais”.

Para explicar melhor como esse mecanismo funciona, o Professor Paulo Damiani levou os educandos dos 7º anos ao Laboratório de Ciências. O objetivo da aula foi “simular o processo de seleção natural em aves em relação a disponibilidade de recursos alimentares e as características morfológicas que possibilitam a utilização desses recursos”.

A metodologia utilizada na aula foi baseada no estudo realizado pelos biólogos Rosemary e Peter Grant, da Universidade de Princeton, com as aves nas Ilhas Galápagos. “A partir dessas observações, foi elaborada uma simulação que permite observar alguns aspectos básicos da teoria de seleção natural”.