Acesse o Portal CIIC

Conscientização ambiental – Focos do mosquito Aedes Aegypti

No Brasil, o número de pacientes infectados pelas doenças aumenta a cada dia. Por isso, o combate aos focos de acúmulo de água é tão importante. E essa prevenção não é somente em casa, mas também em locais públicos.

Para identificar esses locais em via pública, o Professor André Tomasini levou os educandos da Turma 101 a uma saída pedagógica pelo centro de Florianópolis, percorrendo a Praça Pio XII, a Praça XV e o Largo da Alfândega.

A saída teve como objetivo colocar em prática toda teoria e discussão sobre o combate aos focos do mosquito, trabalhada em sala de aula, tornando os estudantes agentes transformadores da realidade em que vivem.

Na avaliação do Professor André, a saída foi de suma importância: “Em consonância com a campanha nacional de combate ao mosquito da dengue e acreditando realmente que um mosquito não pode ser e não é mais forte que um país inteiro, aproveitei a disciplina de atualidades para abordar o assunto com os alunos. O tema foi apresentado, aprofundado e discutido em sala de aula. Os educandos perceberam que as ações em conjunto (sociedade civil e poder público) são as melhores “armas” para combater os focos do mosquito.

Frente a esta conclusão, fomos fazer a nossa parte, identificar e eliminar, em alguns pontos do centro da cidade de Florianópolis, possíveis focos de acúmulo de água que poderiam se tornar um criadouro para o mosquito.

Após a saída foi possível perceber, através da análise fotográfica dos alunos, que pequenos objetos, às vezes escondidos ou esquecidos em algum canto, bem como pequenos canos destapados – presentes nos telefones públicos ou nos suportes de correntes – são locais com potencial para criadouros do mosquito.

Concluímos que é necessário estar atento com o descarte de lixo, até mesmo dos menores, e que também é importante uma maior ação da prefeitura na limpeza e manutenção dos espaços públicos. Desta forma, dificultaremos a proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti e estaremos contribuindo para uma cidade mais limpa e organizada.”