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Conheça o Novo Ensino Médio

NOVO ENSINO MÉDIO (Implantação na 1ª série de 2020)

 A educação brasileira, vive um momento de transição, reiterando a necessidade de mudanças. O foco é manter o educando no colégio, oferecer educação de qualidade em um formato flexível, atual, viável e adequado a sua necessidade e ao seu projeto de vida. O propósito maior desta mudança é tornar melhor e mais atrativo o Ensino Médio, em que a escolha do jovem no seu itinerário formativo será determinante. Para muitos jovens, o seu talento será potencializado e valorizado. As mudanças permitirão a formação de jovens mais bem preparados para os desafios e variações da sociedade atual, seja os que buscam uma inserção imediata no mercado de trabalho  seja os que desejam continuar na vida acadêmica.

Com o objetivo de informar e esclarecer dúvidas segue o informativo.

 Lei 13.415/2017 – Reforma do Novo Ensino Médio

Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Objetiva encurtar as distâncias entre os interesses dos alunos.

  • Carga horária mínima anual deverá ser ampliada progressivamente até 1.400 horas até 2024.
  • BNCC – BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – Áreas do Conhecimento (60%): Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e por ITINERÁRIOS FORMATIVOS (40%).
  • Com a reforma, o educando começa a fazer escolhas para a sua vida profissional.

ITINERÁRIOS FORMATIVOS: São unidades curriculares cujos instrumentos aprofundarão os conhecimentos estruturantes e ampliarão as diferentes linguagens/conceitos em contextos sociais e de trabalho. Possibilitam a construção de um currículo diferenciado e ampliado. Com eles, valorizamos as escolhas e o protagonismo dos educandos, bem como seus interesses diversos.

→ Na 1ª série do Ensino Médio, os educandos deverão fazer 2 (dois) componentes eletivos (itinerários). Cada um deles possui duração de um semestre, com três aulas semanais, nas terças-feiras, no período da tarde (das 14 às 16h15), com datas de início e término previstas no calendário escolar.

  • Após o período de rematrícula, todos os educandos da 1ª série do Ensino Médio 2020 passarão por Oficinas de Experimentação dos Itinerários Formativos (Workshops) ofertados. Depois dessa etapa, serão escolhidos, por meio de votação, os dois itinerários que realizarão em 2020.

ITINERÁRIOS FORMATIVOS: Os instrumentos de avaliação serão diversificados. Exemplos: portifólios, debates, observações/pesquisas de campo, relatos orais e escritos, apresentação de trabalhos, seminários/talks

  1. Avaliação semestral;
  2. 75% de presenças em cada itinerário;
  3. Todos os educandos frequentarão os dois itinerários mais votados (Workshops) para o ano de 2020.

O Educandário Imaculada Conceição está dando um passo à frente para a concretização das mudanças apresentadas pelo Novo Ensino Médio e, oferecendo aos educandos, a oportunidade de escolher, de protagonizar e de projetar sua vida futura.