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Conheça o Novo Ensino Médio

NOVO ENSINO MÉDIO (Implantação na 1ª série de 2020)

 A educação brasileira, vive um momento de transição, reiterando a necessidade de mudanças. O foco é manter o educando no colégio, oferecer educação de qualidade em um formato flexível, atual, viável e adequado a sua necessidade e ao seu projeto de vida. O propósito maior desta mudança é tornar melhor e mais atrativo o Ensino Médio, em que a escolha do jovem no seu itinerário formativo será determinante. Para muitos jovens, o seu talento será potencializado e valorizado. As mudanças permitirão a formação de jovens mais bem preparados para os desafios e variações da sociedade atual, seja os que buscam uma inserção imediata no mercado de trabalho  seja os que desejam continuar na vida acadêmica.

Com o objetivo de informar e esclarecer dúvidas segue o informativo.

 Lei 13.415/2017 – Reforma do Novo Ensino Médio

Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Objetiva encurtar as distâncias entre os interesses dos alunos.

  • Carga horária mínima anual deverá ser ampliada progressivamente até 1.400 horas até 2024.
  • BNCC – BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – Áreas do Conhecimento (60%): Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e por ITINERÁRIOS FORMATIVOS (40%).
  • Com a reforma, o educando começa a fazer escolhas para a sua vida profissional.

ITINERÁRIOS FORMATIVOS: São unidades curriculares cujos instrumentos aprofundarão os conhecimentos estruturantes e ampliarão as diferentes linguagens/conceitos em contextos sociais e de trabalho. Possibilitam a construção de um currículo diferenciado e ampliado. Com eles, valorizamos as escolhas e o protagonismo dos educandos, bem como seus interesses diversos.

→ No Ensino Médio, os educandos deverão fazer componentes eletivos (itinerários formativos). Cada itinerário possui 3h/a, com duração de um semestre, totalizando 50 horas. Os itinerários formativos são ofertados nas terças-feiras e/ou nas quintas-feiras, no contraturno, com datas de início e término previstas no calendário escolar.

Organização por série:

1ª série – deverá realizar 08 itinerários no ano. A cada semestre, o(a) educando(a) cursa 04 itinerários formativos;

2ª série e Terceirão: deverão realizar 04 itinerários no ano. A cada semestre, os educandos cursam 02 itinerários formativos.

  • Após o período de 15 dias de experiência nos itinerários formativos em que o(a) educando(a) realizou sua pré-inscrição, poderá fazer nova escolha. Feito isso, seguirá com as escolhas realizadas até o final do semestre.

ITINERÁRIOS FORMATIVOS: Os instrumentos de avaliação serão diversificados. Exemplos: portifólios, debates, observações/pesquisas de campo, relatos orais e escritos, apresentação de trabalhos, seminários/talks

  1. Avaliação processual e contínua.
  2. 75% de presenças em cada itinerário;
  3. Recuperação semestral do IF.

O Educandário Imaculada Conceição está dando um passo à frente para a concretização das mudanças apresentadas pelo Novo Ensino Médio e, oferecendo aos educandos, a oportunidade de escolher, de protagonizar e de projetar sua vida futura.