Acesse o Portal CIIC

Cidades Culturais

Nesse processo, as turmas da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio  tiveram três experiências interessantes. No Rio Grande do Sul, os educandos  visitaram a Quinta da Estância em Viamão, o Zoológico de Sapucaia do Sul e, em Porto Alegre, o Mercado Público, exposições no Espaço Santander, MARGS e no Espaço Cultural Mário Quintana, bem como o Museu de Tecnologia da PUC.

“Uma experiência que proporcionou a todos nós, educandos da primeira série, uma forma divertida e inovadora de receber todo o conhecimento que nos foi transmitido durante esses dois dias de viagem a Porto Alegre. São lembranças inesquecíveis que, junto com nossos colegas de sala, levaremos para a vida toda cada um dos momentos lá vividos”, ressalta Júlia Cardoso, da Turma 103.

No segundo passeio, foi a vez de São Paulo. Tiveram a oportunidade de conhecer o Museu da Língua Portuguesa, a Estação da Luz, a Pinacoteca, o MASP, o Museu Catavento, o Museu Afro, o Parque do Ibirapuera e o Hopi Hari.

“Eu diria que a viagem a São Paulo foi uma experiência enriquecedora. Além de termos nos divertido do início ao fim, aprendemos bastante e conhecemos lugares lindos e interessantes, como o Parque Ibirapuera, a Pinacoteca e o MASP, no qual tivemos a oportunidade de ver obras de grandes artistas impressionistas como Van Gogh e Monet”, comenta Beatriz Bastos Fontoura, da turma 202.

E, no dia 22/08, chegou a vez de Curitiba e o Jardim Botânico, o Museu do Expedicionário, o Museu Oscar Niemeyer, a Unilivre, o Parque Tanguá e o Museu Egípcio.

“A viagem ao Paraná abriu portas à ampliação do conhecimento, possibilitando-nos o contato com espaços diferentes do nosso cotidiano. Quando visitamos os museus, descobrimos um universo que vai ao encontro de conteúdos já estudados em sala, garantindo uma solidificação do aprendizado de modo mais dinâmico e visual. Além disso, ao entrarmos em contato com as belas paisagens de Curitiba, vivenciamos um momento de descontração, proporcionando a união do grupo. Sem dúvida, uma viagem para ficar na memória”, salienta Amanda Piazza, da turma 103. 

Ao final de cada passeio, os educandos produziram catálogos referentes a uma das exposições visitadas, contendo texto e fotografias.