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Adaptação da criança na escola

É na escola, que acontece o primeiro contato da criança com a sociedade, ela sai do espaço privado de sua casa e passa a frequentar o público, é neste período que vão surgir novas amizades, onde entre todas as crianças, serão escolhidas aquelas com mais afinidade para serem suas coleguinhas mais próximas. Na Educação Infantil, a criança vai começar a desenvolver noções de valores que serão importantes, para a formação do seu caráter: respeito mútuo, solidariedade, honestidade, entre outros, vai aprender não só a começar a escrever, mas também a compartilhar, começando pela própria professora, que ao contrário de seus pais, não é só sua, e sim de todos os alunos. Também será importante o contato de seu filho com as crianças de famílias diferentes, que têm valores próprios, aprendendo assim, a conhecer e respeitar diversas opiniões.

Vejam como facilitar o processo de adaptação da criança:

As atitudes dos pais influenciam na adaptação.

– Evitar explicações muito longas para a criança sobre a ida dela a escola. Isso pode ter efeito contrário, fazendo com que ela fique insegura. Informe apenas que irá levá-lo para a escola, onde fará novos amigos e poderá aprender e se divertir a manhã, ou a tarde toda.

– Não esqueçam que o afastamento é um processo doloroso, tanto para os pais, como para os filhos, mas que a sensação ruim logo passa.

– A criança está em processo de adaptação na escola. Então, outras mudanças como retirada da chupeta, da fralda ou da mamadeira, posição de móveis e até mesmo de casa, devem ser adiadas para outra ocasião.

– Evitar sair da escola escondidos da criança. De preferencia, dar um beijo, despedir-se e dizer que logo irão voltar.

– Durante o período de adaptação, a criança pode apresentar algumas alterações orgânicas, como vômito, febre ou intestino solto.

– Também pode chorar ao ver os pais irem embora, mas não significa com isso, que ela não queira ficar na escola. Se ao contrário, ela não chorar, também não é motivo de preocupação, isso não quer dizer que não goste dos pais ou que não esteja sentindo o afastamento.

– É desaconselhável a presença dos pais na sala de aula do filho, pois além dele achar que isso é natural, o que com o passar do tempo pode tornar o afastamento ainda mais difícil, irá abrir precedentes para que todas as crianças da sala exijam a presença dos pais.

– É aconselhável mostrar confiança na escola e no professor, assim a criança não ficará insegura e não sentirá tanto, à distância.

– Quando a criança voltar para casa, é melhor deixar que ela conte o que quiser sobre seu dia, deve evitar-se interrogatório.

– Incentivar a criança a procurar o professor sempre que precisar ou tiver alguma dúvida, assim irá adquirir mais independência dos pais e criará laços afetivos com seu educador.

Enfim, este é um momento importante na vida de cada criança, onde o apoio e a compreensão na dose certa são essenciais para ajudá-los a adquirir segurança, autonomia e independência.

O EIC está preparado para acolhê-los com muito carinho e dedicação.

Caso seja necessário retirar a criança antes do horário final da aula, favor dirigir-se à recepção.

Estamos à disposição para a elucidação de possíveis dúvidas.

Coordenação Pedagógica Educação Infantil
Irmã Mª Luiza Bortolon – Vice-Diretora
Adriana Marie Freitas Menezes – Orientadora Educacional
Josiane Wathier Baesso – Coordenadora Pedagógica