Acesse o Portal CIIC

A presença das Irmãzinhas da Imaculada Conceição nas missões pelo Brasil e pelo mundo

Conheça um pouco das últimas atividades realizadas nas comunidades onde as Irmãs realizam a missão.

Em Moçambique, as Irmãzinhas da Imaculada Conceição atuam em diversas realidades e uma delas é o Orfanato San Roque. No fim do ano de 2005, Dom Francisco Chimoio, bispo de Maputo, entrou em contato com a Congregação que aceitou levar adiante o trabalho do Orfanato. Graças ao trabalho das Irmãs, as crianças são atendidas com amor e respeito.

Na Regional Virgen de Guadalupe, que abrange as comunidades espalhadas pela Guatemala, Nicarágua e El Salvador, as Irmãs também se dedicam a uma bonita missão com crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade. No mês de agosto deste ano, Irmã Reyna Johanna acompanhou as missões pelas comunidades, na Nicarágua. Os(As) missionários(as) leigos(as) visitaram as comunidades, atravessando, a cavalo, o Rio Punta Gorda. “Os missionários saem felizes para a missão. É preciso ânimo para que a Palavra seja anunciada nos diferentes momentos, espaços e oportunidades que Deus nos oferece”, declarou Irmã Reyna.

No Chade, na África Central, no início deste mês, Irmã Claudete Aparecida Gonçalves participou da formação dos coordenadores dos grupos de Infância Missionária, em Pala, no Chade. Desde pequenas, as crianças são missionárias e levam a alegria do Evangelho por onde passam. “Este grupo é muito animado. É preciso formar as lideranças para que elas possam servir melhor”, declarou Irmã Claudete.

Em Goiânia (GO), Irmã Alessandra Santana tem como missão o trabalho na Pastoral Carcerária, com as mulheres encarceradas. A realidade nos cárceres é a opressão da mulher, literalmente privada de liberdade. A Pastoral Carcerária atua na escuta dos clamores dessas mulheres, mas é muito mais do que um simples ouvir, é o importar-se, a sintonia e o estender a mão.

No Hogar de Ancianos Santa Marta, na Argentina, as Irmãs Vera Zimmermann e Marli Comachio Conceição cuidam de idosos e idosas em situação de vulnerabilidade. No dia 3 de outubro deste ano, os idosos(as), colaboradores(as) e Irmãs receberam a visita de Nossa Senhora de Fátima com grande alegria e devoção. “Gratidão a Deus por nos permitir viver esta bela experiência, na qual se revelou a fé da grande família do lar”, agradeceu Irmã Vera.

Em Livramento de Nossa Senhora (BA), Irmã Reginalda Alves atua no Projeto Multiplique o Pão, que oferece diversas oficinas, como bordado, artesanato, biodança, música, leitura, culinária, corte e costura, entre outras, para crianças, jovens e adultos com a finalidade de resgatar a cidadania.

Irmã Egnalda Rocha trabalha em Jaru (RO). Em conjunto com as Irmãs, teve a iniciativa da formação de uma escola de música para jovens, batizada de “Acordes para servir”. No início, contava com a dedicação de professores voluntários que atendiam o centro e a periferia. Após algum tempo, algumas comunidades da cidade comprometeram-se em contribuir com uma ajuda de custo aos docentes. Os alunos apresentam-se três vezes no ano na praça da cidade. Depois de dois anos em Jaru (RO), a escola de música chegou também na cidade de Theobroma (RO). São 25 alunos, crianças, jovens e adultos com o desejo de aprenderem a tocar um instrumento. O curso está atendendo duas comunidades da cidade e abrindo espaço também para alunos das comunidades do interior. As aulas acontecem duas vezes na semana.

Texto: Renata Garcia – Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição