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A utilização das práticas laboratoriais no processo de aprendizagem

Do maior ao menor, todos os educandos utilizam o Laboratório de Ciências. No EF Anos Iniciais, as professoras Miram e Vanda apresentam os animais vertebrados e invertebrados, dando a oportunidade de cada educando descobrir as características e diferenças dos bichinhos.

No EF Anos Finais, a professora Juliane demonstrou as ligações químicas por meio de um experimento com água destilada, açúcar, isotônico, coca-cola, entre outros, demonstrando a capacidade de condução elétrica de cada solução. Já o professor Paulo, utilizou batatas, sal e  açúcar para explicar o processo de Osmose – quando as moléculas de um solvente (água) atravessam uma membrana semipermeável, de um lado menos concentrado, para o lado mais concentrado.

E, finalmente, temos os educandos do Ensino Médio. Para eles, a união da prática com a teoria é fundamental no processo de contextualização do aprendizado e nos projetos interdisciplinares. Na aula do professor Fogaça, temos a atividade envolvendo pêndulo. Já o professor Michael utilizou um plano inclinado, bola de tênis e régua para estudar a cinemática dos lançamentos horizontais, na qual os educandos mediram o alcance da bola de tênis para velocidades iniciais de lançamento, comparando os resultados experimentais com os valores esperados. E, para finalizar, o professor Marlon trouxe o experimento  Le Chatelier e o Cloreto de Cobalto – reações químicas em que produtos e reagentes podem ser formados ou consumidos quando alteradas algumas condições.

E para fazer todas essas práticas, os educandos e professores contam com o responsável pelo Laboratório de Ciências, professor Alexandre.