Acesse o Portal CIIC

“Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” – os cuidados da área de Assistência Social da Rede Santa Paulina

A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (CIIC) tem atuação direta com a população em situação de vulnerabilidade social e/ou pessoal, nas políticas públicas, especificamente na área da assistência social. A CIIC desenvolve dois tipos de serviço por meio de seis unidades de assistência social: proteção social básica e proteção social especial de alta complexidade.

Como proteção social básica, oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nos três espaços onde desenvolve um trabalho socioeducativo com crianças e adolescentes: Tecendo a Vida, no bairro União, em Belo Horizonte (MG); Educandário Sagrada Família, no Ipiranga, em São Paulo (SP) e Casa da Sagrada Família, na Vila Albertina, em Campos do Jordão (SP).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes, com idade entre 06 e 15 anos, tem como foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses das demandas e das potencialidades considerando as etapas em que estão vivendo. Estas etapas da vida requerem atenção especial da família, do poder público e das entidades de atendimentos, por isso a necessidade da existência de espaços de acolhimento, diálogo, conscientização e capacitação de crianças e adolescentes.

Os projetos sociais visam estimular os educandos por meio de atividades socioeducativas, para que desenvolvam seu potencial e suas relações interpessoais na família, na comunidade e/ou na sociedade que participam. Atualmente são atendidas pelas três unidades de assistência social da Rede Santa Paulina cerca de 560 crianças e adolescentes, que participam de atividades no campo da arte, esporte, formação integral, por meio de diversas oficinas oferecidas no contraturno escolar no decorrer do ano.

O Centro de Assistência Social Tecendo a Vida, além do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes, também trabalha com o programa de Defesa e Garantia de Direitos a Mulheres. Por meio do Grupo de Mulheres RenovadaS, a unidade oferece atividades com o objetivo de ampliar a autonomia da mulher e sua condição de cidadã dentro e fora do ambiente familiar.

Na proteção social especial de alta complexidade, por meio da Associação Cultural e Beneficente Nova Lourdes (ACBNL), a CIIC oferece o Serviço de Acolhimento Institucional, atendendo, atualmente, mais de 80 idosos no Lar dos Velhinhos, em Maringá (PR), e no Lar São Roque, em Diamantino (MT).

Junto aos idosos, as Irmãzinhas criam um ambiente adequado de aceitação e compreensão dos sentimentos e pensamentos, bem como das dificuldades e problemas encontrados nesta fase. Também buscam condições para que os idosos sintam que viver vale a pena e que a realização pessoal pode chegar em qualquer momento da vida.

Os lares são destinados a pessoas com 60 anos ou mais, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção integral para pessoas idosas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas sem condições de autossustento. Oferecem atendimento na área da assistência social, atividades físicas e culturais, recreação, lazer e comemorações em datas festivas, proporcionando convivência familiar e comunitária aos idosos e garantindo os direitos em todos os aspectos ininterrompidamente.

Também faz parte da proteção social especial de alta complexidade a Casa de Acolhimento Santa Paulina, em Itajaí (SC), que acolhe mulheres em situação de rua entre 18 e 59 anos, acompanhadas ou não de filhos dependentes, com o objetivo de garantir proteção integral, a fim de resgatar histórias, sem o desmembramento do grupo familiar, visando o resgate de vínculos sociais e a oferta de novas perspectivas. A instituição busca promover o acesso à rede de qualificação e requalificação profissional com vistas à inclusão produtiva, tendo como objetivo principal o resgate da dignidade e a construção de uma nova história de vida.

Além das seis unidades próprias, a Congregação também está presente através do trabalho das Irmãs em outras instituições de assistência social, como: Lar Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP); Hogar de Ancianos Santa Marta, na Argentina; Orfanato Missão San Roque, em Moçambique; Comedor Santa Rosa de Lima, na Nicarágua.