Acesse o Portal CIIC

Homenagem dos educandos da Educação Infantil ao Dia do Folclore

No Brasil, temos diversas manifestações folclóricas, dependendo da região. Para comemorar essa data, os educandos da Educação Infantil tiveram a Semana do Folclore, onde aprenderam sobre os personagens presentes no imaginário popular, como o saci, o curupira, o boi de mamão, a bernunça, a Maricota, entre outros.

Além das pinturas, desenhos e construção de personagens com material reciclável, os educandos e as professoras fizeram teatros, danças e construíram coletivamente histórias, como a da Profª Suelem e os educandos do Nível II:

“ Era uma vez, o Curupira que tinha os pés para trás e o cabelo vermelho. Ele era o protetor da floresta. Um dia nasceu uma linda flor amarela, uma flor rosa e árvores; nasceram animais, como o elefante, a onça, o macaco e o tatu. Um certo dia, apareceu, na floresta, um caçador que montou armadilhas e correu atrás dos animais. Assustados, os animais correram. E nesse momento, apareceu o curupira, que deu um grito muito forte para espantar o caçador. Mas o caçador permaneceu ali, sem saber o que era aquilo.

Como o grito do Curupira não foi suficiente, ele resolveu aparecer  e disse para o caçador tirar as armadilhas, pois os animais são importantes para a floresta e devemos protege-los. O caçador, com vergonha, pegou suas armadilhas, foi embora da floresta e nunca mais caçou.

Além do caçador, entrou uma pessoa na floresta para arrancar uma árvore e suas belas flores, mas o Curupira apareceu e, de novo, falou: “Por que você está arrancando as flores e a árvore? Olha como elas são lindas!!”.