Acesse o Portal CIIC

Projeto “Tecendo a História de Santa Catarina”

Iniciamos nosso roteiro no marco do Tratado de Tordesilhas, que dividia, entre Portugal e Espanha, as terras descobertas por Cristóvão Colombo. Depois, seguimos para o centro-histórico da cidade, onde observamos a arquitetura típica dos colonizadores açorianos, visitamos o monumento em homenagem a Anita Garibaldi e fomos ao Museu Anita Garibaldi, onde, antigamente, funcionava a cadeia e a prefeitura da cidade. Nesse museu, vimos muitos objetos utilizados antigamente, inclusive a mesa onde foi proclamada a República Juliana e um dos mastros do navio de Giuseppe Garibaldi.

Ainda no centro-histórico da cidade, fomos até a Fonte da Carioca, local em que Anita conheceu Giuseppe Garibaldi e onde a população lagunense se abastece de água mineral até hoje. Também conhecemos a Igreja Santo Antônio dos Anjos, onde Anita casou-se pela primeira vez. Lá admiramos a beleza da ornamentação do local, que inclui um quadro do pintor catarinense Victor Meirelles.

Ao lado da Igreja, visitamos o Museu Casa de Anita. O local abriga fotos da história e da família de Anita Garibaldi, bem como objetos e móveis utilizados antigamente. Em seguida, nos dirigimos à Praia do Mar Grosso e observamos, do canal, a pesca com a ajuda dos botos.

Antes de deixarmos a cidade, conhecemos o Laguna Tourist Hotel, o hotel mais famoso da região, que possui um mirante com uma vista espetacular da Praia do Gi e do Mar Grosso, bem como o bairro novo da cidade chamado Laguna Internacional.

E não poderíamos ir embora sem passar pela Ponte Anita Garibaldi, uma obra belíssima, que melhorou muito o trânsito do local.

Texto: Professora Gabrielle Borba da Silva