Acesse o Portal CIIC

Olimpíada Brasileira de História

A Olimpíada é dividida em cinco fases online – cada fase dura uma semana –  com questões de múltipla escolha e tarefas. Cada equipe é formada por três estudantes e o professor de História. As respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e o professor, e com pesquisa em textos, documentos, imagens e mapas. Na fase final, no mês de agosto, a equipe realizará uma prova dissertativa, presencial, na própria UNICAMP.

 “A Olimpíada é muito importante, pois permite analisar a história sobre outro ângulo, contextualizar o aprendizado”, afirma Luidi Bellei, educando do Terceirão, que há 4 anos participa da competição.

Natan de Campos Almeida, outro membro da equipe, considera a proposta muito boa. “Ela complementa o aprendizado que temos em sala de aula, nos possibilitando ter um conhecimento mais amplo de História”, declara.

A equipe conta, também, com Amanda Macario de Almeida. Para ela, “a olimpíada torna a história do Brasil mais real”.

Para o coordenador da equipe, professor Alan Carlos Ghedini, “a Olimpíada possibilita ao educando fazer uma análise mais contextualizada da História, pois tem contato com várias fontes. Além disso, eles começam a entender como é construída a história do ponto de vista do historiador”.

Em 2013, o trabalho de conclusão de curso do professor foi indicado como fonte de pesquisa para responder uma das questões da prova da 1ª fase da olimpíada.

Das 10 mil equipes inscritas, somente 302 irão para Campinas em agosto.

Parabenizamos a equipe do EIC e desejamos boa sorte!