Acesse o Portal CIIC

Conversa com o escritor Silveira de Souza

Esbanjando simpatia, bom humor e graça, o escritor contou um pouco sobre a sua vida, suas experiências e produções literárias.

Num ambiente de muita descontração, os alunos aproveitaram a rica oportunidade para discutir sobre os contos selecionados, bem como sobre o fazer literário do autor.

Gostaríamos de agradecer imensamente ao escritor Silveira de Souza pela disponibilidade e por nos permitir um contato direto e efetivo com a leitura, a escrita, o conhecimento e a sensibilidade humana.

Estar com Silveira de Souza foi muito mais do que saber sobre a obra escolhida para os principais vestibulares. Foi um encontro com a literatura viva – Machado de Assis, Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade, Piotr Ilitch Tchaikovsky, Edgar Allan Poe, Jorge Luis Borges, Franz Kafka…

Aprendemos mais ainda sobre a importância do conto, gênero literário explorado pelo escritor. Suas personagens não têm nome, no entanto são enigmáticas. Representam “figuras anônimas atingidas por uma situação que induz a uma certa atitude” (Silveira de Souza). Sua prosa é permeada pelo poético e objetiva causar um impacto emocional pelo ritmo da narrativa. Para o autor, o ritmo das palavras é importantíssimo. Aborda, ainda, sua motivação para escrever, tomando emprestado o pensamento de Karl Marx: “Tudo o que é humano me interessa”.

Escritor1