Acesse o Portal CIIC

Obras literárias selecionadas, pelo EIC, para leitura

MATERNAL I

 

Brooks, Susie. Sentimentos. Ed. Ciranda Cultural. (Puxe & Descubra). Puxe as abas e descubra o que está escondido nas páginas coloridas deste incrível livro, cheio de surpresas!

 

 

Lima, Graça. Abaré! Ed. Paulus. Abaré significa “amigo” em tupi-guarani. Esse é o nome que recebe um indiozinho muito especial, personagem central do nosso livro. A obra conta, por meio de belas ilustrações, a história desse indiozinho curioso e esperto que adora conhecer novos lugares e descobrir as diferenças que existem em cada espécie. Os caminhos por onde ele passa, os animais que ele encontra e até as surpresas que ele vê, tudo isso ensina e ajuda o nosso amigo a amadurecer. De todas as descobertas, a maior delas será a amizade, sentimento para ser levado vida afora.

 

 

Brito, Dani de. Piquenique. Mais Ativos. Em um piquenique as atenções se voltam para o parque e tudo o que existe nele. São animais, nuvens, insetos, cores, números. Ovos de onde nascem passarinhos. Casulo de onde nasce uma borboleta. As cores e detalhes da ilustração estimulam o iniciante na leitura a ir além do que está escrito e ilustrado. A observação e percepção são estimulados no texto e na ilustração.

 

MATERNAL II

Torquato, Ana Neila. Davi sabe muitas coisas. Ed. Canguru. O que será que os bebês e as crianças bem pequenas conseguem fazer? Davi, o protagonista deste livro, já sabe fazer muitas coisas. Confira as habilidades dele… Aposto que vai se maravilhar com esse pequeno grande aventureiro.

 

Corderoyu, Tracey ; Warnes, Tim. Não! Ciranda Cultural. Rafi era adorável. Todos diziam isso. Até que, um dia, ele aprendeu uma palavra nova: Não! Uma história divertida com um lindo aprendizado!

 

 

Rezende, Alexsander. Clarice e suas folhas. Ed. Paulus. Uma menina apaixonada pela natureza. Esta é a proposta de Clarice e suas folhas, história que se desenvolve quando Clarice descobre que sua vizinha, uma pessoa amarga, corta suas plantinhas e que, a partir desta situação, precisará superar este problema de forma correta e sensata.

 

MATERNAL III

Cornavaca, Adalberto. Foi assim que me contaram. Ed. Paulus.
Diz o ditado: “quem conta um conto aumenta um ponto”. Tem gente que para deixar uma história mais interessante inventa coisas que não existem. Quem ouve, inventa um pouco mais. E aí…

 

 

Ziraldo. Dum-Dum, o tambor. Ed. Melhoramentos.
A história do tambor perpassa diferentes cerimônias e culturas que envolvem este instrumento tão querido ao redor do mundo. A Coleção Dó-Ré-Zi foi formulada para levar musicalidade à literatura infantil e fantasia ao ensino de música.

 

Sagardoy, Walter. E o lobo? Ed. Ciranda na escola.
ONDE ESTÁ O LOBO? CADÊ ELE? QUEM VIU UM LOBO POR AÍ? Os animais da fazenda estão preocupados. Os porquinhos-da-índia Genival, Dorival e Roberval juram que viram um lobo no milharal. Será mesmo? A notícia se espalhou, e agora todos juntos vão tentar encontrar o lobo para espantá-lo da fazenda. Descubra você também o paradeiro do lobo nessa divertida história.

NÍVEL I

 

Souza, Shirley. Miúdo. Panda Books.
Miúdo é um gatinho fofo que adora brincar com sua dona. Ele só não gosta de uma coisa: o nome que ela lhe deu. Queria ter um nome imponente e forte, para se sentir grande e feroz como um dragão! Mas será que é isso mesmo que importa?

 

 

José, Elias. O que tem nesta venda? Ed. Paulus.
A Coleção Ler brincando pretende levar a criança a se divertir com as palavras, a ler expressivamente e a produzir novos textos. No livro, estão presentes a brincadeira com as palavras e narrativas, a delícia e a beleza da literatura infantil. As dificuldades linguísticas vão surgindo de modo crescente e natural. Vale a pena experimentar uma alfabetização que coloca a poesia no lugar das rançosas cartilhas. Comprove que a poesia diverte, delicia, enriquece o espírito e ensina.

 

Tatit, Paulo ,  Tatit, Zé. O papagaio Reginaldo e a árvore da montanha. Melhoramentos.
Reginaldo vivia tranquilo no Pantanal, no galho de uma árvore, onde ele fez seu ninho. Até o dia em que chegou pelas paragens um bicho um tanto estranho. E o papagaio descobriu que esse bicho se chamava homem. A natureza selvagem vira uma fazenda, e o Papagaio Reginaldo tem que se adaptar à nova realidade.

NÍVEL II

 

Torquato, Ana Neila. Minha cidade. Ed. Franco.
Você gosta de conhecer lugares novos? Sinta-se convidado a aproveitar o passeio pela cidade do menino. Essa aventura começa com um pensamento e nos leva longe, longe… Coisa que só pensamento de criança é capaz de fazer.

 


Jorginho é um menino esperto e curioso. Um dia, na casa da avó Sofia, ele vive uma grande aventura com apenas três potes de tinta, cotonetes e uma vasilha velha. Com vermelho, azul e amarelo, o garoto criou muitas outras cores e fez descobertas incríveis. Venha viver essa experiência com Jorginho.

 


Guimarães, Telma. No meu caderno tem…. Ed. Ciranda Cultural.
Sempre desenhei casas com cortinas cortinas nas janelas, lagos com patos, árvores, flores… Às vezes eu ia acrescentando aves, peixes… Sol, lua e estrelas nunca podiam faltar! Venha descobrir a história de No meu caderno tem escrita por Telma Guimarães e ilustrada por Gabriela Gil.

1º ANO

 


Merino, Gemma. O crocodilo que não gostava de água. Brinque-Book.
A autora catalã Gemma Merino combina texto e ilustrações criativas para contar a história de um pequeno crocodilo que, lutando contra as próprias dificuldades, termina descobrindo quem ele realmente é. Onde já se viu um crocodilo que gosta de subir em árvores e não gosta de água? Pois é, o crocodilo dessa história é assim.

 


Franco, Blandina ; Lollo, José C.. Restaurante animal. Ed. FTD.
O livro apresenta um restaurante que atende ao paladar de diferentes animais. Por meio de divertidas rimas, conhecemos a preferência alimentar do cachorro, da pulga, do peixe, da baleia, da vaca, do besouro… É um restaurante que atende a gostos refinados ou esquisitos. Depende da exigência do cliente!

 


OOM, Ana. Os três porquinhos. Ed. FTD.
Três porquinhos precisam construir casas para se protegerem do lobo mau. Cada um escolhe um material diferente. Será que todas elas resistirão aos ataques do lobo?

 

2º ANO


Chartrand, Lili. O monstro que adorava ler. 2.ed. Edições SM.
À beira de uma floresta encantada, um monstro assustador encontra um estranho objeto, que ele cheira e lambe. Não tem gosto de nada! Com raiva, joga-o no chão. No entanto, esse objeto admirável vai mudar completamente sua vida e seu humor. Uma história engraçada, surpreendente e tocante sobre a magia dos livros e o prazer da leitura.

 


Lestrade, Agnés (Adaptação). O pequeno príncipe. Ed. Aletria . (Autoria original: Antonie de Saint-Exupery)
Um registro extraordínário e atemporal sobre os mistérios do amor, da amizade, da importância dos laços. E de como crscer sem perder a criança que há em nós. Agnès de Lestrade e Valeria Docampo recontam a obra-prima de Antoine de Sanint-Exupéry e a reinterpretam de uma maneira única.

 


Furnari, Eva. Felpo Filva. Ed. Moderna.
Esta é a história do Felpo, um coelho poeta um pouco neurótico. Um dia, ele recebeu a carta de uma fã que discordava dos seus poemas, a Charlô. Ele ficou muito indignado e isso deu início a uma troca de correspondências entre eles. O livro conta essa história de maneira divertida, usando os mais variados tipos de texto, como poema, fábula, carta, manual, receita e até autobiografia, permitindo, assim que o leitor entre em contato com as diversas funções da escrita.

 

3º ANO

 


Queirós, Bartolomeu CAmpos de. De não em não. Ed. Global.
Qual é a atitude de uma mãe quando seus filhos não têm o que comer? Os olhos atentos de Bartolomeu Campos de Queirós captam o sofrimento materno, seu sentimento de impotência, a fragilidade das crianças, a carência do lugar e a força destrutível e arrasadora da fome. Dessa percepção tão aguçada, nasce um texto marcado pela ternura e pelo afeto. Um conteúdo simplesmente comovente!

 


OOM, Ana (Adaptação). A Volta ao mundo em 80 dias. FTD. (Autoria: Júlio Verne)
Phileas Fogg, um cavalheiro inglês muito pontual, aposta com seus amigos que
consegue dar a volta ao mundo em 80 dias. Numa época em que não existia avião, ninguém acreditava que esse feito seria possível. Essa aventura, que leva o leitor à descoberta de grandes cidades do mundo, mostra a importância da persistência e da imaginação humana.

 


Pagani, Bruno , Melo, Thiago de. Meu boizinho e o sumiço da tainha de ouro. Edição do Autor.
A estátua da Tainha de Ouro da Moreninha sumiu!
Agora ela vai juntar todos os seus amiguinhos: Mamão, Bebel, Cotinha, Bacuri, Bruxinha Fran e Didico para conseguir resolver esse mistério.

 

4º ANO


Carraro, Fernando. Catador de papel. Ed. FTD.
“Era véspera de Natal, já anoitecia e não parava de chover.” Abrigado debaixo de um viaduto, um grupo com quatro garotos esperava passar mais uma noite de fome e frio. Mas acolheram, com o pouco que tinham, outro menino pobre. Papelão, como era chamado por ser catador de papel, encantou os novos amigos com a leitura das parábolas de Jesus. Dois anos depois, sob o mesmo viaduto, Papelão aproximou-se de outro grupo de garotos que sofria não apenas com a fome, mas também com o abandono, a indiferença e o preconceito. Também contou a eles as suas parábolas e os conquistou com uma profunda demonstração de solidariedade. A marcante presença de Papelão fez com que os garotos questionassem: afinal, Papelão seria Jesus disfarçado de catador de papel?

 


Baum, Frank L.. O mágico de Oz. Ed. FTD.
Considerado por seu autor um “conto de fadas modernizado”, O Mágico de Oz tornou-se um clássico da literatura infantil. Dorothy é órfã e mora com seus tios em uma casa modesta da zona rural dos Estados Unidos. Um dia, é carregada por um ciclone que a leva a um reino encantado: a Terra de Oz. Durante sua aventura, a garota encontra três grandes amigos – o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde – e faz grandes descobertas. Com esta turma, aprendemos o verdadeiro valor da amizade e que a inteligência, o amor e a coragem são dons a serem desenvolvidos por todos nós!

 


Pasquali, Elaine. O mestre dos guarda-chuvas. Ed. Paulus.

Obra conta como os guarda-chuvas personalizados mudaram a história de Chuvópolis: uma cidade tomada pelas águas. Com a chegada do mestre dos guarda-chuvas, Chuvópolis deixou de ser uma cidade cinzenta e triste. Os habitantes, que se preocupavam diariamente com a previsão do tempo, passaram a apreciar as formas, os desenhos coloridos e os detalhes dos guarda-chuvas personalizados criados pelo mestre. Aos poucos, as cores foram trazendo alegria e vida para a população. E foi numa tempestade que uma forte ventania fez com que os guarda-chuvas levantassem voo. Todos ficaram desesperados sem o objeto predileto. Quando a tempestade acalmou-se, uma chuva de guarda-chuvas flutuantes aconteceu. Eles caíram em lugares diferentes e distantes daqueles em que haviam levantado voo. Com isso, surgiu uma grande oportunidade na cidade: novas amizades nasceram. Preocupados em encontrar e devolver os guarda-chuvas, todos saíram e percorreram bairros distantes, foram a lugares que nunca haviam estado: “E, na ânsia de encontrar o que andava sumido, ou de devolver o que fora achado, paravam nas calçadas para conversar, juntavam-se em parques e praças, organizaram jantares, festas e feijoadas…”.

 

5º ANO


Sandroni, Luciana. Era uma vez 20. Escarlate (Brinque-Book).
Falamos tanto de superpoderes que às vezes nos esquecemos de que seres de carne e osso também são heroínas e heróis! Neste livro informativo, apresentamos a biografia de 20 personalidades – 10 mulheres e 10 homens – que viveram em épocas diversas e se destacaram em diferentes áreas de atuação. Esses textos trazem ainda um tempero especial, pois dão destaque a um período crucial na vida de todos nós, a infância. O que você sabe sobre os primeiros anos de brasileiros como Antonieta de Barros e Candido Portinari?

 


Carrol, Lewis (Adaptado por Carlo Scataglini). Alice no país das maravilhas. FTD.
A aventura de Alice, que vai parar num mundo fantástico e encanta crianças e adultos de todas as idades, é aqui apresentada numa versão simplificada, com ilustrações sugestivas e diversos elementos que facilitam a leitura. Esta edição traz ainda passatempos e atividades divertidas que consolidam a compreensão do texto. Um clássico da literatura infantil para ler, compartilhar e escutar como audiolivro.

 


Carraro, Fernando. Quem compartilha multiplica!  Ed. FTD.

No primeiro dia de aula, uma turma se reúne para conversar sobre um problema que voltou a assolar o Brasil: a fome. Com muita empatia, a turma tem uma ideia que vai reverberar pela escola toda.

 

 

6º ANO


Saint-Exupéry, Antoine de. O pequeno príncipe. HapperCollins.
Nesta clássica história que marcou gerações de leitores em todo o mundo, um piloto cai com seu avião no deserto do Saara e encontra um pequeno príncipe, que o leva a uma jornada filosófica e poética através de planetas que encerram a solidão humana. A edição conta com a clássica tradução do poeta imortal dom Marcos Barbosa, e é a versão mais consagrada da obra, publicada no Brasil desde 1952.

 


Manuel Filho. No coração da Amazônia. Saraiva.
Os pais de Hans vieram da Alemanha para montar uma ONG em Manaus, capital do Amazonas, para ensinar música para crianças e jovens. Durante sua adaptação ao novo país, o garoto irá se deparar com uma cultura bastante diferente da sua e ficará encantado com a biodiversidade da vida na floresta. No entanto, chamará sua atenção o fato de que diversas espécies de animais estão correndo o risco de extinção. Com a ajuda de seus novos amigos, Hans vai descobrir que há muito a ser feito para ajudar na preservação da fauna e da flora da Amazônia.

 


Matta, Luis Eduardo. Roubo no Paço Imperial. Ática.
Júlia, André, Rachid e dona Olga vão a uma exposição no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, para conhecer a valiosa moeda feita em homenagem à coroação de dom Pedro I. Mas a moeda sumiu e eles resolvem investigar…

 

7º ANO


Palacio, R.J.. Extraordinário. Intrinseca.
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade.. até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apenas da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

 


Grabenstein, Chris. Fuga da biblioteca do Sr. Lemoncello. Bertrand (Record).
Em Fuga da biblioteca do Sr. Lemoncello, conhecemos Kyle, um menino que é fanático por todos os tipos de jogos – de tabuleiro, palavras-cruzadas e principalmente videogames e que vive na sombra dos dois irmãos, um atleta e outro um gênio. Seu ídolo, Luigi Lemoncello, o mais famoso, criativo e excêntrico criador de jogos, também é o responsável pelo projeto da nova biblioteca da cidade. E o melhor: o próprio Sr. Lemoncello estará presente na especial e exclusiva noite de inauguração, na qual apenas doze crianças seriam convidadas. Quando Kyle descobre isso, faz de tudo e, com a ajuda da sorte também, acaba sendo uma das sortudas crianças que vão passar a noite na biblioteca repleta de jogos. Quando amanhece, no entanto, todas as portas estão trancadas! Agora, Kyle e as outras crianças terão que solucionar cada pista e decifrar cada charada para encontrar a saída secreta. Kyle percebe que o difícil não era participar da inauguração da biblioteca, mas sim, sair dela! Será que você consegue descobrir como escapar da biblioteca?

 


Stevenson, Robert Louis. A ilha do tesouro. Ed. FTD.
Num lugarejo litorâneo da Inglaterra no século XVIII, a chegada de um personagem extraordinário a pequena estalagem Almirante Benbow chamou a atenção de Jim Hawkins um garoto com apenas doze anos. O marujo, apresentou-se como Capitão Billy Bones. Passava os dias embriagando-se com rum enquanto vigiava sem descanso, a caminho para a estalagem.

 

8º ANO


Sabino, Fernando. O menino no espelho. Record.
A literatura brasileira ganha um novo personagem. Tom Sawyer, Mogli, Alce, Gulliver, Pinóquio e o Pequeno Príncipe tem um companheiro entre nós: o menino Fernando, que vem a ser o próprio autor, a viver todas as fantasias de sua infância em aventuras mirabolantes. Ensina uma galinha a conversar, aprende a voar com os pássaros, fica invisível, encontra-se com Tarzã e Mandraze, visita o Sítio do Picapau Amarelo. E, no menino que se vê no espelho, descobre o melhor de si mesmo, a projeção do ideal de pureza que só uma criança pode alcançar – simbolizada, de maneira luminosa, na libertação dos passarinhos. Um mundo mágico de surpresa e deslumbramento, desvendado por um Fernando Sabino com maestria – um romance para ser lido, com igual encantamento, por crianças e adultos.

 


Melville, Herman. Moby Dick. Ed. FTD.
Ismael tinha um sonho: conhecer a rotina de um navio baleeiro. Mas o que ele não sabia é que o capitão da embarcação em que ele iria trabalhar, Ahab, tinha apenas um objetivo: matar Moby Dick, uma baleia branca gigante.

 


Scliar, Moacyr. Ciumento de carteirinha. Ática.
Capitu traiu ou não? Numa disputa entre dois colégios, estudantes devem debater a questão e encenar o julgamento da personagem de Dom Casmurro. Entre eles está Queco, que vive um drama parecido com o de Bentinho.

 

9º ANO


Viana, Antônio Carlos (Tradução e Adaptação). Os miseráveis. FTD. (Autoria original: Victor Hugo)
É a história de um homem que, por causa de um erro cometido na juventude, sofreu pelo resto da vida. A saga de Jean Valjean se passa na França, na época revolucionária do final do século XVIII e início do XIX, quando monarquistas e republicanos se degladiavam nas ruas. Um romance com personagens marcantes, como o inspetor Javert, que passa a vida perseguindo Valjean, e Cosette, cuja história de amor enfrenta as inúmeras armadilhas que o destino impõe. Uma obra-prima do Romantismo.

 


Frank, Anne. O diário de Anne Frank (Edição definitiva por Otto Frank e Mirjam Pressler). Record.
O retrato da menina por trás do mito. A única edição brasileira autorizada pelo Anne Frank Fonds, onde parte dos direitos autorais são direcionados a UNICEF. O diário de Anne Frank, o depoimento da pequena Anne, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Suas anotações narram os sentimentos, os medos e as pequenas alegrias de uma menina judia que, como sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocausto…Quando a guerra acabou, entregaram tudo a Otto Frank, que continuou o desejo da filha, selecionando seus escritos e organizando-os numa versão mais concisa do diário, publicado em 1947.Após a morte de Otto, a Fundação Anne Frank, fundada por ele, decidiu publicar uma nova edição do diário, que desse ao leitor uma ideia melhor do universo da jovem. A tarefa de compilar os textos e editar a versão ampliada ficou a cargo da escritora Mirjam Pressler. Esta versão, conhecida como “edição definitiva”, é publicada no Brasil exclusivamente pelo Grupo Editorial Record.

 


KafKa, Franz. A metamorfose e outras narrativas. Trad. e org.de Luis S. Krasz. FTD.
Essa antologia, traduzida direto do alemão, reúne alguns dos textos mais célebres de Franz Kafka, um dos mais importantes autores da literatura do século XX. Além de “A metamorfose”, o livro traz outras obras-primas como “Na colônia penal”, “Um médico rural”, “Um artista da fome” e “O veredicto”, além de textos menos conhecidos do autor.

 

1ª SÉRIE


Cruz, Afonso. Vamos comprar um poeta. Dublinense.
Numa sociedade dominada pelo materialismo, as famílias têm artistas em vez de animais de estimação. É nesse cenário, onde cada espaço tem um patrocinador, cada passo é medido com exatidão, e até a troca dos afetos é contabilizada, que uma menina pede ao pai um poeta. Com humor e leveza, Afonso Cruz conduz uma narrativa para fazer pensar sobre o utilitarismo e o papel da arte em um mundo onde tudo precisa ser mensurado.

 


Suassuna, Ariano. Auto da Compadecida. Nova Fronteira.
O “Auto da Compadecida” consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna. Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas. Apresenta na escrita traços de linguagem oral [demonstrando, na fala do personagem, sua classe social] e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste. Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi “o texto mais popular do moderno teatro brasileiro”.

 


Rimografia, Slim. O navio negreiro. Panda Books.
Se Castro Alves fosse cantasse hoje seu poema O navio negreiro em praça pública, como seria? O rapper Slim Rimografia apresenta neste livro sua versão musicada do poema que marcou a história da literatura brasileira, por se tornar um ícone da denúncia das injustiças contra os negros. Ilustrado com grafites do Grupo Opni, e acompanhado de textos informativos do professor e doutor José Luis Solazzi, especialista em abolicionismo escravista e movimentos sociais, esta obra revela que a luta contra o preconceito e a defesa da cultura afro-brasileira é responsabilidade de todos nós.

 

Alencar, José de. Senhora. Ed. FTD (Editoras diversas)

Publicada em 1875, a obra Senhora inclui-se entre os chamados romances urbanos, que retratam os costumes da sociedade carioca do Segundo Reinado. É considerado um dos melhores livros do autor. Principal escritor brasileiro do Romantismo, José de Alencar publicou vinte romances nos quais procurou mapear o país em todas as suas dimensões, utilizando os recursos do romance urbano, regionalista, indianista e histórico.

2ª SÉRIE


Assis, Machado. Memórias póstumas de Brás Cubas. Autêntica. (Diversas editoras)
Memórias póstumas de Brás Cubas apresenta um enredo simples e especial, pois conta as reminiscências de um defunto. Na eternidade, o morto Brás Cubas narra suas memórias fora do tempo. A construção da narrativa é bastante peculiar, por interromper frequentemente o relato com pensamentos e comentários, além de diálogos com o leitor.

 


Jesus, Carolina Maria de. Quarto de despejo. Ática.
O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem à este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.

 


Ramos, Graciliano. Vidas secas (Graphic Novel). Galera
Um dos mais importantes romances da literatura nacional em quadrinhos. Vidas secas: Graphic Novel une o traço do premiado quadrinista Eloar Guazzelli ao texto clássico de Graciliano Ramos. Com roteiro de Arnaldo Branco – responsável pela adaptação em HQ de outros clássicos da literatura brasileira, como Véu de noiva e O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues -, a história da jornada da família de retirantes sertanejos em busca de água, comida e melhores condições de vida ganha ritmo. Respeitando o texto original, esta Graphic novel transforma e dá nova dimensão ao romance, consolidando-o como a história de um Brasil, infelizmente, mais que atual.

 


Lispector, Clarice. A hora da estrela (Edição comemorativa). Rocco.
Último livro escrito por Clarice Lispector, A hora da estrela é também uma despedida. Lançada pouco antes de sua morte, em 1977, a obra conta os momentos de criação do escritor Rodrigo S. M. (a própria Clarice) narrando a história de Macabéa, uma alagoana órfã, virgem e solitária, criada por uma tia tirana, que a leva para o Rio de Janeiro, onde trabalha como datilógrafa.

 

Shakespeare, William. The much ado about nothing. Ed. Macmillan Readers.

The Much Ado About Nothing é um leitor de nível intermediário adaptado escrito por William Shakespeare. Esta famosa história é uma comédia/drama sobre a guerra de poder e entendimento entre homens e mulheres e os disfarces que usam em seus relacionamentos amorosos. Escrito como um playscript e contém trechos originais. Inclui um CD de áudio.

 

3ª SÉRIE EM

 

Os títulos das obras para o vestibular serão informados pelas Universidades, UFSC e UDESC. Nós os destacaremos na página da Biblioteca, em “Dicas para o vestibular 2022/2023”.