Pastoral
A Rede Santa Paulina, em sua concepção de Educação, acredita numa Escola em Pastoral fundamentada na pedagogia de Jesus. Pedagogia esta, que se traduz no amor, que perpassa as ações pedagógicas de ensino e aprendizagem e, que norteia as ações da escola, deste modo, o PPP da Rede inclui um quarto P que se refere à Pastoral. Escola em Pastoral é a forma de nomear uma instituição de ensino confessional, que pensa todas suas ações a partir de sua missão evangelizadora e envolve todos os serviços neste processo. A CIIC agrega a este conceito seu carisma e tudo que o compreende, inspirando-se na pedagogia de Jesus Cristo e no modo de ser e de agir de sua fundadora, Santa Paulina.
O termo escola em pastoral quer traduzir um novo paradigma para a escola, toda ela pensada e operacionalizada, e cujas dimensões: pedagógica, administrativa, financeira, educacional e pastoral, possam ser integradas. A dimensão pastoral, aqui, está relacionada a uma perspectiva de gestão cristã que combina as exigências de qualidade na entrega do serviço às exigências de qualidade nas relações, embasadas na pedagogia do amor.
A expressão ‘em pastoral’ diz respeito à identidade, espiritualidade e missão da escola. Não se trata de demarcar, no espaço geográfico da escola, um território pastoral, mas sim de atingir e modificar, não de qualquer modo, mas pela ação transformadora do Evangelho, critérios, valores, atitudes, interesses, pensamentos e estilo de vida de educadores e educandos, comunidade e sociedade.
A proposta de Escola em Pastoral da Rede Santa Paulina é inspirada no testemunho de vida de Santa Paulina, mulher sensível, disponível e solidária as diversas situações do seu tempo. Ela nos leva aos valores que permeiam nossa vida como comunidade educativa e nos desafia a colocar em prática o propósito existencial: evangelizar através da educação.
Para a Rede Santa Paulina o compromisso de educar é mais do que possibilitar o desenvolvimento cognitivo. Acredita-se na escola como comunidade onde se estabelecem relações fraternas, criam-se laços, possibilidade o aprendizado para o compromisso de solidariedade, sensível às diversas realidades e disponível para ajudar ao próximo. Busca-se desenvolver uma aprendizagem que transcenda o limite da ciência despertando na pessoa a vivência do SER.
É na pedagogia de Jesus Cristo que a Pastoral Escolar transpõe os limites das salas de aula para abrir espaços de discussão, experiência comunitária e de fé, para o reconhecimento de si através da partilha da vida.
A espiritualidade, enquanto eixo do processo de ensino-aprendizagem, compõe cada uma das ações, planos e projetos da escola, que são visibilizados pelas seguintes atividades:
- Orações
- Encontros de Vivência
- Celebrações da Palavra e Eucaristia
- Grupos de Jovens (organizado conforme faixa etária de idade)
- Eventos formativos de diálogo e troca de experiências
- Retiros para educadores e estudantes
- Ações sociais e comunitárias
- Participação e acompanhamento de jovens estudantes em ações e projetos sociais
Ser uma Escola em Pastoral é viver a educação do jeito humano, solidário, simples e dinâmico de Santa Paulina e, para que de fato esta proposta se concretize, é necessário que a Rede Santa Paulina continue sempre inovando no seu jeito de ser; contando com a criatividade e os dons de cada pessoa que faz parte deste projeto, dando tons especiais, vivenciando relações fraternas, formando COMUNIDADES EDUCATIVAS.
Coordenador Pastoral: Paulo Roberto Zawaski